Como parte da Campanha Nacional de Promoção do Consumo de Pescado, promovida pela Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República de 1º a 15 de setembro, o curso de Nutrição da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), com apoio do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar CECANE – UNIFESP, realizará duas atividades no campus Baixada Santista. No dia 9, nutricionistas da rede pública de ensino poderão participar de uma oficina sobre técnicas de preparo do pescado para a merenda escolar e no dia 12, toda a comunidade será orientada sobre os benefícios nutricionais, a escolha na hora de comprar e as formas de elaboração do prato.
A campanha tem como objetivos incentivar o consumo de pescado; sensibilizar a população brasileira sobre os benefícios do consumo regular de peixe; promover ações de redução do preço; e articular os diferentes elos da cadeia produtiva. Este ano, quando ocorre a sexta edição da campanha, um dos focos é reforçar o consumo do pescado junto ao público escolar, de forma a aumentar a presença deste alimento de alto valor nutricional no cardápio.
Em todo o Brasil, as ações da Semana do Pescado envolvem a divulgação de informações nutricionais por meio de distribuição de material de orientação, promoção de vendas em supermercados, realização de festivais gastronômicos, anúncios, matérias publicadas em diferentes veículos comunicação, visitas institucionais a pontos de venda e concursos de redação para estudantes do ensino fundamental. A atividade de orientação para a comunidade da UNIFESP faz parte do calendário oficial do evento e o encontro de nutricionistas da rede pública de ensino complementa a iniciativa.
Serviço
Oficina de técnica dietética:
9 de setembro – 14h
Unidade Ana Costa – Av. D. Ana Costa, 95 – Vl. Mathias – Santos
Ação para a comunidade:
12 de setembro – das 9h às 16h
Unidade Ponta da Praia – Av. Alm. Saldanha da Gama, 89 – Ponta da Praia – Santos
Sobre a UNIFESP
Criada em 1933 por um grupo de médicos reunidos em uma sociedade sem fins lucrativos, a Escola Paulista de Medicina (EPM) foi federalizada em 1956 e, em 1994, transformada em Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), primeira universidade especializada em saúde no País. Atualmente, com 18 mil alunos matriculados nos cursos de graduação, pós-graduação e demais programas de pós, a UNIFESP conta com 874 docentes, sendo que 93% possuem título de doutor, um percentual que marca a qualidade de ensino oferecida por uma das universidades que mais cresce no País.