Pedro, um pescador matuto que sabe tudo sobre rios; Haroldo, um taxista carioca que conhece de cor e salteado todos os caminhos da Cidade Maravilhosa; e o astrólogo Lauro, profundo conhecedor das conjunções planetárias; são esses os personagens da campanha publicitária que a Controladoria-Geral da União (CGU) este mês para divulgar o Portal da Transparência do Governo Federal.
Apesar de especialistas em suas respectivas áreas, os três personagens têm em comum o fato de nada saberem sobre o destino dos recursos públicos. Então, ensina a campanha, o caminho é aprender a acompanhar a aplicação do dinheiro público por meio do Portal da Transparência. Intitulada “Direito de Saber”, a campanha é composta por três filmes de 30 segundos e será veiculada em TVs de canal fechado até o dia 30 de agosto.
“Dinheiro público é da nossa conta” é o conceito síntese da campanha, e os filmes chamam a atenção, de forma leve e descontraída, para a importância de as pessoas se informarem sobre as ações e os investimentos do Governo Federal. O objetivo é popularizar ao máximo o acesso ao portal, criado para dar transparência às contas públicas.
Com personagens que caracterizam tipos comuns do povo brasileiro, vistos de modo bem-humorado, a proposta dos filmes é brincar com a idéia de que todo brasileiro se considera especialista em algum assunto. Pedro, Haroldo e Lauro conhecem tudo sobre os ofícios que exercem, mas ficam cheios de dúvidas quando perguntados sobre o destino dos recursos públicos.
Veiculação
A campanha já está sendo veiculada em 18 canais fechados de televisão, em horários diferenciados. De 10 a 30 de agosto, os filmes poderão ser vistos nos canais SportTV; Multishow; Rede Telecine; Globonews; GNT; Universal; TNT; Discovery; National Geographic; ESPN Brasil (2 canais); Fox; HBO; Warner Channel; Sony; History Channel; Bio; e Band News.
Além disso, os vídeos podem ser assistidos, separadamente ou em sequência, pela internet, no site do Portal da Transparência (www.portaldatransparencia.gov.br) e no Youtube (www.youtube.com/confiancabrasil).
Nas próximas semanas, a campanha também será levada ao ar em canais abertos de televisão, públicos e comerciais. A produção e a veiculação da campanha contaram com a parceria da Secretaria de Comunicação da Presidência da República.
Referência
Várias vezes premiado, inclusive pelas Nações Unidas, o Portal da Transparência é hoje referência internacional. O portal foi lançado em novembro de 2004 para facilitar o controle social dos gastos públicos e hoje é um dos mais completos sítios do gênero existentes no mundo, permitindo a qualquer cidadão, sem a necessidade de senha, acompanhar a execução orçamentária dos programas e ações do Governo Federal.
Hoje, o Portal da Transparência já expõe ao controle social mais de R$ 5,7 trilhões em recursos do orçamento público federal, dispostos em mais de 831 milhões de informações registradas. Esses dados correspondem a 5.542 ações de governo, decorrentes de 536 programas oficiais. Entre os beneficiários dos pagamentos estão mais de 21 milhões de pessoas físicas, incluindo os programas sociais, como o Bolsa Família.