Sete corais e um grupo de violinos marcam a abertura da 3ª Cantata de Natal, neste domingo, às 19 horas, em frente ao prédio da Prefeitura de Porto Velho- o evento já faz parte do calendário turístico da cidade, reunindo milhares de pessoas a cada ano. A Cantata integra o projeto Natal de Todos, coordenado pela primeira-dama da capital, Lucilene Peixoto. O projeto inclui a iluminação de Natal, a Cantata e a chegada do Papai-Noel, que acontece dia 20, na praça Aluízio Ferreira, a partir das 9 horas.
O primeiro a se apresentar é o Grupo de Violinos da escola de música Vila Lobos, sob regência de Marcelo Yamazaki Carvalho e sua filha Jéssica Mayumy. O Grupo apresentará as músicas Falai pelas Montanhas (Negro Spiritual); Alegria de Natal (canção gaulesa); Noite Feliz (Franz Gruber), Bom Natal (Edson Borges) e Jingle Bells( canção tradicional); Em seguida vem o Coral da Terceira Idade do SESC. Este grupo iniciou em 1995, com a regência do professor Milton. Eles cantarão: Natal de Jesus; Tudo é Lindo Nesta Noite; Glória a Deus e, Então é Natal.
O terceiro coral a se apresentar é o da Ceron. O grupo foi formado em setembro de 2008. Atualmente conta com 25 empregados e seus dependentes, tendo à frente o regente Marcelo Yamazaki. Serão exibidas as músicas Cantai, Cantai, Maravilhoso Conselheiro e Ao Rei, Sim, Adoremos. O Coral Experimental, o quarto a subir ao palco, foi lançado em 2007- é regido por Remis Michel, acompanhado do professor de teclado, Francisco Robson. O repertório vai do folclore ao sacro universal, passando pela MPB, Pop e regional.
O quinto grupo (coral) é o Som da Zona Leste, lançado em outubro de 2008, que reúne a comunidade daquela região. O repertório é composto basicamente de música folclórica, popular, regional e cristã. Tem ainda o coral dos Correios, Madeira Mamoré. Este surgiu com o objetivo de integrar os funcionários e melhorar a auto-estima dos mesmos. Apresentará as músicas: Menino Pequenino (tradicional chinês); Noite azul ( tradicional natalino), Firmamento (pastoril Alagoano) e Oh! Happy Day.
O coral da Prefeitura encerrará a Cantata. Este grupo, que se apresentará pela primeira vez, foi formado há pouco mais de um mês e é integrado por 30 servidores de diversas secretarias. Tem à frente os regentes Dirceu Rodrigues e Gitsia, da Escola de Música Jorge Andrade. Ele exibirão as músicas O Natal é Tempo de Amor , Jingle Bells, Estrela de Natal e Hoje é Natal.
Para Lena Peixoto, a Cantata é o momento da Prefeitura se confraternizar com a população. “É um momento mágico e não tem nada igual ao vermos o rosto das pessoas maravilhadas quando assistem as apresentações” frisou.