A Ministra interina do Meio Ambiente(MMA), Dra. Izabela Teixeira, disse hoje ao deputado Eduardo Valverde (PT/RO), que será formado um Grupo de Trabalho(GT), coordenado pela Casa Civil, destinado a acompanhar o cumprimento do acordo feito pelo Governo do Estado de Rondônia com o Governo Federal em relação à Floresta Nacional (Flona) Bom Futuro.
O acordo assinado pelo ministro do Meio Ambiente Carlos Minc, o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) Rômulo José Fernandes Barreto Mello e o governador de Rondônia Ivo Cassol, estabeleceu que será criado uma Área de Proteção Ambiental de 70 mil hectares, região onde se encontra, atualmente, grileiros que possuem mais de 40 mil cabeças de gado; uma Floresta Estadual de 70 mil hectares, e o território restante, de 132 mil hectares, formará uma Unidade de Conservação Federal sob administração do ICMBio.
Além da permuta ficou estabelecido que o governo do estado providenciasse a retirada dos criadores de gado e a transferência das famílias para outra área.
Conforme as informações passadas ao deputado Valverde, as ações de fiscalização na Flona, efetuadas pelo IBAMA continuarão, pois na área da Unidade de Preservação Integral, não poderá haver desmatamento e nem assentamentos, pelo contrário haverá um trabalho de reflorestamento da área.
Valverde lembrou que o acordo feito entre Ministério do Meio Ambiente e Governo do Estado não coloca em questão a retirada do gado e nem o fim das fiscalizações e punições. Já nas áreas onde as famílias estão assentadas e nas que receberão os remanejados será criado plano de manejo sustentável.