É comum dizer que o casamento está em decadência, que está perdendo seu valor entre os casais. Estudo do IBGE, no entanto, mostra exatamente o contrário. O amor e o romance aumentaram no país entre 1997 e 2008, período em que o número de matrimônios subiu em 31%. Mesmo quem experimentou uma relação que deu errado, não desistiu. A quantidade de pessoas que se casaram pela segunda vez aumentou para 16% do total registrado em cartórios.
“Os números mostram que os casais ainda apostam e acreditam na vida a dois, em uma relação que dure para a vida toda”, comenta Alexandra Gamarra, produtora do Estilo & Glamour, programa que realiza a promoção ‘O casamento dos meus sonhos’. Segundo ela, outro ponto que ser estímulo para o crescimento dos números de casamento é que o custo barateou nos últimos anos.
A união de casais movimenta cerca de R$3,7 bilhões no mundo, segundo empresa especializada. É bastante dinheiro, mas com pesquisa e bom senso é possível preparar uma festa bonita, charmosa e elegante. Para isso, basta seguir algumas regras simples e práticas.
Fechar a lista de convidados é o primeiro passo após escolher a data do evento. Como o buffet é a parte mais cara, com o número de pessoas definido, é mais fácil preparar um orçamento e negociar preços e produtos mais baratos. “O ideal é começar a planejar tudo com um ano de antecedência, assim há tempo hábil para negociar os detalhes”, diz Alexandra, familiarizada com o mercado matrimonial.
O auxílio de uma assessoria especializada também pode ser muito útil para os noivos. Além de ter bons contatos entre os prestadores de serviços, essas profissionais conhecem bem a rotina de se organizar uma festa de casamento. “Entre nossos parceiros, contamos com a Anna Cerimonial, que são como anjos dos noivos, cuidam de tudo para que o sonho deles se cumpra com perfeição”, afirma a produtora do Estilo & Glamour.