A Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri) de Ji-Paraná realizou na manhã de ontem (23), a entrega de equipamentos a Escola Família Agrícola (Efa), localizada no Setor Itapirema, zona rural do município, que beneficiará mais de 200 jovens alunos da instituição, além de suas famílias de produtores rurais. Atualmente a Efa atende jovens provenientes de oito municípios rondonienses.
O valor total dos equipamentos é de R$ 97.492,00, oriundos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), via Programa de Desenvolvimento Sustentável dos Territórios Rurais (Pronat), com contrapartida da Prefeitura de Ji-Paraná. O veículo pick-up, modelo Montana, uma motocicleta, três computadores portáteis, uma impressora multifuncional, dois computadores e uma câmera digital, serão utilizados pela instituição no trabalho educacional realizado com os jovens, como no acompanhamento das famílias de produtores rurais.
Segundo Alcir Almiro da Costa, diretor da escola, esses benefícios são resultado de uma luta de muito tempo. “Estamos sempre em busca de melhorias para que a Efa possa realizar cada vez melhor o seu trabalho. É por meio da educação que diminuímos a criminalidade e as diferenças sociais. Queremos dar melhores condições às famílias de produtores, para que elas possam crescer prósperas, tirando seu sustento da zona rural, sem precisar sair em busca de emprego nas cidades, que já estão superlotadas. Agradecemos a esta parceria com a Prefeitura de Ji-Paraná, que muito tem feito pela Efa”, afirmou.
Presente ao evento, o vice-prefeito de Ji-Paraná, José Otônio Lima Silva (PSDB), reafirmou que o Poder Executivo estará sempre empenhado em contribuir com a Efa. “A sociedade somos todos nós, os que cuidam e os que têm que ser cuidados. Sabemos das nossas responsabilidades e sempre que for possível estaremos contribuindo com o trabalho realizado pela Escola Família Agrícola”, disse.
Todos os equipamentos foram recebidos oficialmente por Eduardo Lucas Evangelista, presidente da Associação Promocional da Escola Família Agrícola, que reafirmou a importância do apoio à educação como forma de combate aos desajustes sociais.
Além dos equipamentos, o Secretário Municipal de Esportes, Cleberson Jair de Oliveira (Biro-Biro), realizou a entrega de materiais esportivos, entre eles bolas, rede de vôlei, kits para tênis de mesa e outros jogos, para incentivar a prática de esportes entre os jovens da instituição.