A Companhia Energética de São Paulo (CESP) recebeu hoje do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) o relatório técnico sobre o sismo ocorrido na região do município de Paraibuna no domingo (6) à noite. Segundo o relatório, a magnitude (tamanho) do sismo ocorrido foi de 3,4 graus na escala Richter, que vai até 9,0 graus. Trata-se de um abalo sísmico importante, da mesma magnitude de outro que ocorreu na região em 1977, segundo registros do IPT.
O epicentro provável do sismo foi na área do reservatório da Usina Hidrelétrica Paraibuna. O local exato da ocorrência poderá ser determinado depois que os técnicos do IPT analisarem outras informações a serem colhidas na região e nas estações de sismologia localizadas nos municípios de Salesópolis e Mogi das Cruzes, de propriedade do Departamento de Águas e Energia (DAEE). Por enquanto, o IPT analisou os dados do sismógrafo da CESP, que fica a 15 quilômetros da Usina Paraibuna. Esse sismógrafo faz parte da rede sismográfica do Estado de São Paulo e a CESP é responsável por fornecer as leituras do equipamento ao IPT.
Após o sismo, a CESP confirmou que a usina, seus equipamentos, barragem e diques não sofreram nenhum problema e a operação continuou normal. A conclusão da Empresa se baseou em uma inspeção visual feita em todas as estruturas e na análise dos cerca de 300 instrumentos de controle e segurança nelas instalados.
Departamento de Comunicação da CESP
Assessoria de Imprensa IPT