Climatempo – Dezembro é época de muito sol e pouca chuva no litoral da Bahia, mas no interior do estado a situação é diferente. Nessa área, as pancadas de chuva deveriam ser frequentes e até volumosas, em particular no oeste baiano. Mas não é isso que está ocorrendo este ano. O sol forte, o calor intenso e a baixa umidade do ar são condições que estão predominando na Bahia.
Dados Climatempo – Em Lençóis, na região da Chapada Diamantina, a umidade relativa do ar baixou para 18% no fim da tarde de segunda-feira. No sul da Bahia, os incêndios se alastram pela região de Prado, perto de Porto Seguro. Além da falta de chuva prolongada, o vento constante e moderado colabora para espalhar o fogo. Na capital, Salvador, como em todo o Recôncavo, não costuma chover com freqüência nesta época. Assim, o tempo seco e quente não pode ser considerado anômalo.
A preocupação é mesmo com a irregularidade da chuva no oeste da Bahia, um dos principais pólos agrícolas do Nordeste. O ciclo de chuva anual nesta região é bem determinado. Em geral, quase toda a chuva do ano cai entre outubro e março. A partir de abril, a chuva começa a ficar escassa e no período maio a setembro praticamente não chove.
As pancadas de chuva foram volumosas na segunda quinzena de outubro e em algumas áreas, como Barreiras, o mês fechou com cerca de 240 milímetros acumulados, conforme a medição do Instituto Nacional de Meteorologia. Este valor foi pouco mais do que o dobro da média de chuva de outubro, que é de aproximadamente 103 milímetros. A região de Bom Jesus da Lapa também terminou outubro com mais chuva do que o normal. Em Novembro, quando normalmente a chuva deveria aumentar, diminuiu. O mês começou com pancadas de chuva, mas que logo pararam e o acumulado final ficou abaixo da média no oeste da Bahia. Esta primeira quinzena de dezembro também tem sido marcada por dias pelo tempo seco.
A semana segue com sol e tempo seco por quase toda a Bahia. O litoral e o oeste do Estado podem ter algumas pancadas de chuva passageiras. Mas se os prognósticos futuros se mantiverem, Papai Noel vai levar mais chuva para o interior da Bahia na época do Natal. A chuva virá com uma frente fria forte que deve ficar perto do sul do Estado por alguns dias. Esta frente fria não deve ter força para fechar o tempo em Salvador, mas deve provocar vários dias seguidos de chuva e muitas nuvens no sul e no oeste baianos.
Sobre o Grupo Climatempo
O Grupo Climatempo é a maior empresa privada de meteorologia do país. Fornece, atualmente, conteúdo para mais de 50 retransmissoras nacionais de televisão, para rádios de todo o Brasil e para os principais portais. Com cerca de 1.100 clientes, a empresa atua principalmente em dois segmentos: o de agronegócios e o de meios de comunicação. Oferece também conteúdo meteorológico estratégico para empresas de moda e varejo, energia elétrica, construção civil, transporte e logística, além de bancos, seguradoras e indústrias farmacêutica e de alimentos. O Grupo é presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 23 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no País.