O ciclone tropical Mick, que se formou no domingo (13) no Oceano Pacífico, nas proximidades das ilhas Fiji, enfraqueceu na madrugada desta quarta-feira (16). No momento, os ventos sustentados são da ordem dos 63km/h, sendo classificado como tempestade tropical. Mick já causou a morte de 3 pessoas ao atravessar no dia 14 aquele arquipélago.
As chuvas do ciclone provocaram inundações, que destruíram casas e danificaram redes de energia, deixando milhares de desalojados. Mick chegou a apresentar ventos máximos de 150km/h e o nível 1 na escala Saffir-Simpson de classificação de furacões na ocasião. A previsão é de que Mick perca mais um pouco de força ao longo do dia, conforme avança para Tonga, e morra dentro de 24h.
O ciclone tropical Laurence ganhou muita força na noite de ontem (15) conforme avançava pela costa noroeste da Austrália. Laurence se formou no dia 13 na parte sudeste do Oceano Índico, nas proximidades da Austrália, e chegou a apresentar ventos de 285km/h – categoria 5 na escala Saffir-Simpson de classificação de furacões há poucas horas. Alertas vermelhos foram emitidos deste Kury Bay até Lombadina.
A chegada do ciclone obrigou o fechamento de vários poços petrolíferos e de gás natural no Mar do Timor, ao norte da Austrália, segundo agências de notícias locais. Hoje (16), o ciclone mantém ventos de 162km/h e as últimas simulações indicam que deverá perder bastante força nas próximas 24 horas. Mesmo assim, estão mantidos os alertas para as cidades de Derby e Lombadina.
Somar Meteorologia