Clima tempo – A chuva voltou a causar problemas na região metropolitana e em cidades do interior paulista. Segundo a Climatempo Meteorologia, o total de chuva acumulado este mês subiu para aproximadamente 323 milímetros, valor que é 59% acima do normal. A média fica em torno de 202 milímetros. Em Guarulhos choveu 44 milímetros. A região de Taubaté e de Sorocaba acumularam cerca de 27 milímetros entre 10h de ontem (27) e 10h de hoje (28).
Na escala anual, a média de chuva de dezembro é a terceira maior da cidade de São Paulo, perdendo só para janeiro e fevereiro. A quantidade de chuva que já caiu sobre a cidade este mês é maior do que média de janeiro, que é de aproximadamente 254 milímetros. A última vez que choveu mais de 300 milímetros em dezembro foi em 2006.
Belo Horizonte: chuva de dezembro está 41% acima do normal
Voltou a chover forte em Belo Horizonte. O Instituto Nacional de Meteorologia mediu 64,2 milímetros acumulados entre 10h do domingo e 10h desta segunda-feira. Porém, quase toda a chuva caiu após as 22h de ontem. Com o grande acumulado das últimas 24 horas, a capital mineira já recebeu cerca de 450 milímetros de chuva em dezembro, 41% a mais do que a média que é de 319 milímetros. A tarde desta segunda-feira começou com chuva de fraca a moderada intensidade em várias cidades.
Muita chuva no interior de MG – Muitas localidades do sul de Minas Gerais e da zona da mata mineira também tiveram chuva volumosa de ontem para hoje. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, choveu 55 milímetros em Juiz de Fora, onde o total de chuva acumulado em dezembro está agora em 420 milímetros. Este valor supera a média do mês que é de 327 milímetros. Em Lavras, no sul mineiro, choveu 50 milímetros. O total acumulado no mês atingiu a média que fica em torno de 296 milímetros.
Tendência de mais chuva para os próximos dias segundo a Climatempo – São Paulo e Belo Horizonte ainda devem ter muitos problemas por conta da chuva até o último dia do ano. Na quarta-feira, dia 30, a chegada de outra frente fria ao litoral paulista aumenta o risco de temporais na capital. A chuva não dará trégua no dia 31. Em Belo Horizonte, a situação é semelhante. A nova frente fria também vai aumentar a chance de chuvas intensas, especialmente no dia 31 de dezembro.
Até lá, as pancadas de chuva não vão parar nas duas capitais. Como já choveu muito nos últimos meses, os rios e córregos estão com níveis muito acima do normal para esta época do ano. Os solos também estão com água em excesso. Qualquer chuva agora, mesmo que não seja um temporal, poderá desencadear novos alagamentos e deslizamentos.
Sobre o Grupo Climatempo – O Grupo Climatempo é a maior empresa privada de meteorologia do país. Fornece, atualmente, conteúdo para mais de 50 retransmissoras nacionais de televisão, para rádios de todo o Brasil e para os principais portais. Com cerca de 1.100 clientes, a empresa atua principalmente em dois segmentos: o de agronegócios e o de meios de comunicação. Oferece também conteúdo meteorológico estratégico para empresas de moda e varejo, energia elétrica, construção civil, transporte e logística, além de bancos, seguradoras e indústrias farmacêutica e de alimentos. O Grupo é presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 23 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no País.