A Clima tempo Meteorologia alerta para a chegada de uma forte onda de frio ao país nos próximos dias. A queda da temperatura será intensa nos estados do Sul e os produtores da região devem se preparar para a geada.
Para a região Sul, há previsão de geada já nesta quinta-feira, na fronteira com o Uruguai. Na sexta-feira o congelamento atinge também a Depressão Central. No sábado o frio diminui um pouco, mas no domingo o ar polar ganha reforço e a temperatura volta a cair. Há previsão de geada desde o sul do Rio Grande do Sul até o sul do Paraná, com forte intensidade em vários pontos. De segunda a quarta-feira este quadro de geadas se repete. Os termômetros voltam a subir a partir de quinta-feira.
A temperatura começa a cair no Sudeste e no Centro-Oeste ainda no domingo, mas o frio chega forte mesmo na segunda-feira. O último boletim divulgado pela EMATER mostrou uma situação favorável para as culturas de inverno (grãos ou de hortigranjeiros) no Rio Grande do Sul.
As precipitações ocorridas nos últimos dias de junho foram importantes para manter a umidade do solo em níveis aceitáveis e suficientes para o bom desenvolvimento das lavouras. Mas este panorama pode mudar, após o evento de frio esperado para os próximos dias. As culturas de inverno como o trigo, a aveia e a canola são naturalmente resistentes ao frio e não devem sofrer grandes danos. Mas os pastos e as hortaliças poderão ser atingidos pela geada.
Sobre o Grupo Climatempo
O Grupo Climatempo é a maior empresa privada de meteorologia do país.