Clima tempo: Esta última semana de julho foi a mais seca do ano em Brasília, até agora. Por volta das 15 horas desta sexta-feira, o aeroporto Juscelino Kubitschek voltou a registrar apenas 12% de umidade no ar. Este valor já é o limite para uma situação de emergência, conforme os padrões da OMS – Organização Mundial da Saúde. Na terça-feira, umidade relativa do ar também baixou até 12%. Ontem, o menor índice chegou a 13% e na quarta-feira, a 14%. Níveis entre 12% e 20% caracterizam situação de alerta e entre 21% e 30%, situação de atenção.
Julho é tradicionalmente um mês de seca na região do Distrito Federal. Eventos de chuva são raríssimos e acontecem só em alguns anos. A média de chuva para julho em Brasília é de aproximadamente 12 milímetros. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, não houve registro de chuva ao longo do mês. Julho de 2008 e de 2007 também foram completamente secos.
O ar muito seco é uma das características de Brasília nesta época, mas julho também é o mês mais fresco na região, com os menores valores médios de temperatura. Este ano foi diferente. A média das temperaturas mínimas e máximas de julho de 2009 ficou quase 1 grau e meio acima dos valores normais.
Agosto também é mês de seca. Não houve registro de chuva em agosto nos dois últimos anos. Agosto de 2009 começa ensolarado e índices de umidade próximos do limite de emergência poderão ser registrados outras vezes. Em geral, o período de seca é quebrado com as primeiras precipitações em meados de setembro.
Sobre o Grupo Climatempo
O Grupo Climatempo é a maior empresa privada de meteorologia do país. Uma holding formada pela Climatempo Consultoria, Agência Climatempo, a TV Climatempo e a CLIMANET (Internet, serviços de tecnologia e informática). Atualmente, o Grupo Climatempo fornece conteúdo para os principais portais do país, mais de 50 retransmissoras de televisão do Brasil, rádios e tem cerca de mil clientes. Os dois principais segmentos atendidos são o de agronegócios e meios de comunicação. Além destes, fornece conteúdo meteorológico estratégico para produtoras, a indústria eletroeletrônica e têxtil, comércio, moda e turismo, construção civil, setor de energia, entre outros setores.