Depois de um julho extremamente frio, o Sul do Brasil entrou no mês de agosto com chuva excessiva. Clima tempo alerta sobre chuva em Santa Catarina. Desde sexta-feira, 31 de julho, a circulação de ventos em vários níveis da atmosfera forçou um grande aumento da nebulosidade sobre a Região, que se intensificou rapidamente. O resultado desta mudança já podia ser observado no começo da manhã deste sábado, com grandes volumes de chuva acumulados, em pouco mais de 24 horas, especialmente sobre o Estado de Santa Catarina.
Em algumas áreas, o total de chuva entre a meia-noite de sexta-feira e 10 horas da manhã do sábado foi quase o volume médio que normalmente ocorreria ao longo do mês de agosto. Em Indaial, no vale do Itajaí, o total de chuva neste período chegava a 101,4 milímetros, sendo que a média para agosto é de 131 milímetros.
O total de chuva foi medido pela estação meteorológica automática do Instituto Nacional de Meteorologia. A estação automática de Florianópolis computava pouco mais de 48 milímetros, no mesmo período, o que equivale a pouco mais da metade da média de chuva para agosto. O volume médio histórico é de aproximadamente 92 milímetros.
O Epagri/Ciram – órgãos de monitoramento das condições agrometeorológicas do governo de Santa Catarina – registrou também volumes de chuva muito altos no vale do Itajaí, no litoral catarinense e nas áreas ao norte do Estado. A Grande Florianópolis acumulava valores entre 44 e 47 milímetros.