Clima tempo alerta sobre chuva em Santa Catarina e São Paulo neste domingo. A situação para o domingo é de alerta, porque as condições de vento sobre o Sul do Brasil e a tendência de uma rápida queda da pressão atmosférica vão manter a nebulosidade carregada sobre Santa Catarina. Estas nuvens tendem a se formar também no litoral norte do Rio Grande do Sul, nas áreas serranas do Estado e também sobre a Grande Porto Alegre, ocasionando um grande volume de chuva neste domingo. Os ventos marítimos se intensificam e fortes rajadas de ventos, podendo superar os 70 km/h, poderão ocorrer nos dois Estados, mas principalmente no sul catarinense e no nordeste gaúcho, incluindo a região de Porto Alegre. O mar já estava agitado desde sexta-feira e deve se manter assim neste domingo.
A instabilidade que se formou no Sul do Brasil se organiza como uma frente fria e um ciclone extratropical até a segunda-feira, afastando-se da Região. Assim, na segunda-feira, as condições de chuva diminuem e o frio volta a aumentar. Os ventos moderados a fortes sobre o mar gerados pela baixa pressão (ciclone) serão sentidos também no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Mês de julho termina com um volume histórico de chuva em São Paulo
Julho de 2009 também foi recorde histórico na cidade de São Paulo. É o mês mais chuvoso desde 1943, quando começaram as medições no Mirante de Santana, na zona norte da cidade. Do dia primeiro até 9 horas da manhã desta sexta-feira foram acumulados 177,3 milímetros.
De acordo com o meteorologista Marcelo Pinheiro, da Climatempo, neste domingo, a chegada de uma frente fria pode provocar pancadas de chuva a partir da tarde. “Há possibilidade de chuva na segunda-feira. Uma massa de ar seco ganha força sobre o Estado de São Paulo na semana que vem. A partir de terça-feira, o tempo fica seco”, explica.
Sobre o Grupo Climatempo
O Grupo Climatempo é a maior empresa privada de meteorologia do país. Uma holding formada pela Climatempo Consultoria, Agência Climatempo, a TV Climatempo e a CLIMANET (Internet, serviços de tecnologia e informática). Atualmente, o Grupo Climatempo fornece conteúdo para os principais portais do país, mais de 50 retransmissoras de televisão do Brasil, rádios e tem cerca de mil clientes. Os dois principais segmentos atendidos são o de agronegócios e meios de comunicação. Além destes, fornece conteúdo meteorológico estratégico para produtoras, a indústria