Meteorologia da Climatempo prevê geada nas primeiras horas da manhã. As nuvens pesadas de chuva já se afastaram do Rio Grande do Sul. Nesta terça-feira, a forte massa polar que passa sobre o Sul do Brasil deixa a temperatura baixa em Porto Alegre. O frio e a umidade alta formaram um forte nevoeiro sobre a cidade nesta manhã. Às 8 horas da manhã, o aeroporto Salgado Filho estava com 9°C e visibilidade de 900 metros.
De acordo com os meteorologistas da Climatempo, não deve voltar a chover até a quinta-feira. Amanhã, o dia amanhece gelado no Sul do Brasil. Nas primeiras horas da manhã, pode gear nas áreas de serra gaúcha e catarinense e também no sul do Paraná. Não está descartada a possibilidade de nevoeiros, o que prejudica a visibilidade. Muita atenção nas estradas.
Acumulado de chuva ultrapassa o volume médio do mês, segundo a Climatempo.Áreas de instabilidade que se intensificaram no Rio Grande do Sul durante o fim de semana favoreceram a ocorrência de muita chuva em Porto Alegre. Segundo o INMET, Instituto Nacional de Meteorologia, entre 9h de domingo e 9h desta última segunda-feira, o acumulado de chuva chegou a 78 milímetros.
Desde o começo do mês, o total de chuva já chegou a 168,2 milímetros na capital gaúcha. Este valor já está 20% acima da média para o mês de agosto, que é de 140 milímetros. Em várias outras localidades do norte e o nordeste do Rio Grande do Sul, onde estão áreas elevadas de planalto e serra, a quantidade de chuva também superou a média.
A Climatempo informa que outra frente fria já está sendo esperada para o fim de semana que vem. Por enquanto, não há expectativa de chuva volumosa como aconteceu nos últimos dias. A defesa Civil deve estar atenta, porque o solo está muito encharcado e a previsão de mais chuva par ao próximo sábado aumenta o risco de novos transbordamentos e deslizamentos de encostas.
Sobre o Grupo Climatempo
O Grupo Climatempo é a maior empresa privada de meteorologia do país. Uma holding formada pela Climatempo Consultoria, Agência Climatempo, a TV Climatempo e a CLIMANET (Internet, serviços de tecnologia e informática). Atualmente, o Grupo Climatempo fornece conteúdo para os principais portais do país, mais de 50 retransmissoras de televisão do Brasil, rádios e tem cerca de mil clientes. Os dois principais segmentos atendidos são o de agronegócios e meios de comunicação. Além destes, fornece conteúdo meteorológico estratégico para produtoras, a indústria eletroeletrônica e têxtil, comércio, moda e turismo, construção civil, setor de energia, entre outros setores.