Desabamentos são registrados na região de Curitiba, por conta do excesso de chuva. Segundo a Clima tempo, o sol reaparece no fim de semana, mas ainda chove. A semana está sendo marcada por grandes volumes de chuva em algumas áreas do Paraná. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a média de chuva para este mês de julho na cidade de Castro é de 89,8 milímetros. Do dia 1º até 9 horas da manhã do dia 30 de julho foram registrados cerca de 320 milímetros de chuva. Isto significa que já choveu quase quatro vezes mais do que o normal para o mês de julho.
De acordo com a Climatempo, a previsão é de mais chuva para os próximos dias e há riscos de novos deslizamentos na Grande Curitiba e todo o leste do Paraná. A quinta-feira segue nublada, com possibilidade de chuva fraca. Amanhã, as condições de chuva aumentam novamente e pode chover até com moderada intensidade. O acumulado de chuva julho vai aumentar ainda mais. O sol reaparece em Curitiba e em no litoral no fim de semana, mas ainda no meio de muita nebulosidade e as pancadas de chuva voltam a ocorrer a qualquer hora.
A cidade de Ponta Grossa teve um temporal com granizo na madrugada de ontem. Na Grande Curitiba, também já choveu muito mais do que o normal para esta época do ano. O excesso de chuva deixou o solo completamente encharcado.
A Defesa Civil afirma que nos últimos dois dias foram registrados mais de 35 casos de deslizamento de terra em outros municípios da Região Metropolitana de Curitiba. Entre as áreas mais afetadas estão Almirante Tamandaré e Tunas do Paraná. Em Rio Branco do Sul, dez casas foram danificadas por deslizamentos. Em Bocaiúva e São José dos Pinhais, duas residências têm risco de desabamento.
Em Curitiba já choveu quase 230 milímetros, do dia primeiro até o começo da manhã desta quinta-feira, de acordo com Instituto Nacional de Meteorologia. O volume acumulado até agora já é quase o triplo do normal para julho. A média para o mês é de 89 milímetros.
Sobre o Grupo Climatempo
O Grupo Climatempo é a maior empresa privada de meteorologia do país. Uma holding formada pela Climatempo Consultoria, Agência Climatempo, a TV Climatempo e a CLIMANET (Internet, serviços de tecnologia e informática). Atualmente, o Grupo Climatempo fornece conteúdo para os principais portais do país, mais de 50 retransmissoras de televisão do Brasil, rádios e tem cerca de mil clientes. Os dois principais segmentos atendidos são o de agronegócios e meios de comunicação. Além destes, fornece conteúdo meteorológico estratégico para produtoras, a indústria eletroeletrônica e têxtil, comércio, moda e turismo, construção civil, setor de energia, entre outros setores.