Predomínio da massa de ar seco impede a formação de nuvens de chuva e a dispersão dos poluentes. Uma massa de ar seco predomina sobre a região central do Brasil nesta quarta-feira, segundo a Climatempo. São Paulo, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Tocantins e o interior do Pará e da Bahia devem estar atentos à baixa umidade do ar nesta tarde. O índice de umidade nestes estados pode ficar abaixo de 30% entre hoje e amanhã – considerado nível de atenção, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
É preciso que a população evite exposição excessiva ao sol e atividades ao ar livre principalmente das 12 às 16 horas, período em que a umidade do ar fica mais baixa. O ideal é se hidratar durante todo o dia.
Por causa do risco de incêndios nesta época do ano, a Defesa Civil recomenda que as pessoas evitem fazer fogueiras nas proximidades de matas e florestas.
Sobre o Grupo Climatempo
O Grupo Climatempo é a maior empresa privada de meteorologia do país. Uma holding formada pela Climatempo Consultoria, Agência Climatempo, a TV Climatempo e a CLIMANET (Internet, serviços de tecnologia e informática). Atualmente, o Grupo Climatempo fornece conteúdo para os principais portais do país, mais de 50 retransmissoras de televisão do Brasil, rádios e tem cerca de mil clientes. Os dois principais segmentos atendidos são o de agronegócios e meios de comunicação. Além destes, fornece conteúdo meteorológico estratégico para produtoras, a indústria eletroeletrônica e têxtil, comércio, moda e turismo, construção civil, setor de energia, entre outros setores.