A cidade de São Paulo está há mais de 48 horas debaixo de chuva. Não houve nenhum temporal assustador, mas a chuva cai sem parar, fraca a moderada. O resultado é um grande acumulado, como se fosse um temporal em pouco tempo, que ontem já causou até alagamentos em algumas áreas da capital. De acordo com as medições do Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia – só entre 9 horas de sexta e 9 horas deste sábado choveu 44,6 milímetros. É uma quantidade de chuva muito alta para julho e acima da média normal para o mês, que é de aproximadamente 40 milímetros.
Somando toda a chuva que foi acumulada entre 9 horas do dia primeiro de julho até 9 horas da manhã deste sábado, 25, o total chega a impressionantes 150,8 milímetros. Segundo o levantamento obtido junto ao Inmet, este valor é o segundo maior para um mês de julho desde 1976, quando o acumulado chegou a 153 milímetros. Este valor será superado só com a chuva que será acumulada até o começo da manhã deste domingo. Se considerarmos que as condições de chuva na cidade de São Paulo ainda são muito altas até pelo menos a quinta-feira que vem, dia 30, julho de 2009 vai terminar como o julho mais chuvoso da história de medições do Mirante de Santana.
Neste domingo, o sol aparece em grande parte do Sudeste. A frente fria deixa o tempo fechado e chuvoso no sul, no oeste e no litoral paulista. Tempo firme no norte de São Paulo. Nas outras áreas deste Estado, no Sul e na Zona da Mata de Minas e no centro-sul do Rio, o sol aparece fraco entre muitas nuvens e também chove ao longo do dia. Nas demais regiões uma massa de ar seco deixa o tempo firme com sol forte e sem chuva. A temperatura sobe um pouco nas áreas do sul da região Sudeste.
Por influência da frente fria que se afasta do litoral de São Paulo, o céu está nublado e chuvisca pela manhã na Grande São Paulo. A temperatura é de 16 graus. Céu nublado e chuva fraca agora pela manhã no Vale do Paraíba. A temperatura em São José dos Campos é de 16 graus.
Sobre o Grupo Climatempo
O Grupo Climatempo é a maior empresa privada de meteorologia do país. Uma holding formada pela Climatempo Consultoria, Agência Climatempo, a TV Climatempo e a CLIMANET (Internet, serviços de tecnologia e informática). Atualmente, o Grupo Climatempo fornece conteúdo para os principais portais do país, mais de 50 retransmissoras de televisão do Brasil, rádios e tem cerca de mil clientes. Os dois principais segmentos atendidos são o de agronegócios e meios de comunicação. Além destes, fornece conteúdo meteorológico estratégico para produtoras, a indústria eletroeletrônica e têxtil, comércio, moda e turismo, construção civil, setor de energia, entre outros setores.