Climatempo: Nesta segunda-feira, um ciclone extratropical em alto mar se afasta para o oceano, mas ainda deixa áreas de instabilidade sobre o leste gaúcho. O mar fica agitado com ondas de 1,5m. As rajadas de vento podem alcançar 80km/h no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A permanência de nuvens carregadas sobre o leste de Santa Catarina provocam pancadas de chuva. Amanhã, o sol aparece em toda a Região Sul, exceto no litoral do Paraná onde há muita nebulosidade espalhada e possibilidade de chuvisco. O sol aparece entre muitas nuvens em Florianópolis, Vale do Itajaí e Curitiba, mas não chove. A madrugada promete ser fria. Uma massa de ar frio polar provoca geada ao amanhecer no interior do Rio Grande do Sul, na serra gaúcha e catarinense e no sul do Paraná. As demais áreas seguem com tempo firme.
Fim de semana de chuva e estragos em Santa Catarina
O fim de semana foi de muita chuva em Santa Catarina. Segundo dados do EPAGRI (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) e do CIRAM (Centro de Recursos Ambientais e Hidrometeorologia de Santa Catarina), a região de Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí registrou quase 80mm entre a meia-noite do dia 31 de julho e às 7h deste último domingo, dia 2 de agosto. Na Grande Florianópolis foram quase 60 mm em São José, durante o mesmo intervalo de tempo. Em Itajaí – região do Litoral Norte e Médio Vale – o volume acumulado no mesmo período ultrapassou os 100 mm. Em Joaçaba e em Caçador, no Meio Oeste e Vale do Rio do Peixe, os pluviômetros acumularam mais de 120 mm. Grandes volumes também foram acumulados em São Miguel D’Oeste, no oeste catarinense: 95 mm de chuva. No Planalto Norte, a região de Rio Negrinho registrou mais de 80 mm, enquanto no Planalto Sul, a região de Urubici acumulou 66 mm de chuva.
Na quarta-feira, uma nova frente fria provoca aumento de nuvens e pancadas de chuva no período da manhã e a tarde em Santa Maria. À noite, a chuva chega a Porto Alegre. Nas áreas de serra e no sul do Paraná ainda há previsão de geada nas primeiras horas da manhã. Nas demais áreas o tempo segue firme.
Sobre o Grupo Climatempo
O Grupo Climatempo é a maior empresa privada de meteorologia do país. Uma holding formada pela Climatempo Consultoria, Agência Climatempo, a TV Climatempo e a CLIMANET (Internet, serviços de tecnologia e informática). Atualmente, o Grupo Climatempo fornece conteúdo para os principais portais do país, mais de 50 retransmissoras de televisão do Brasil, rádios e tem cerca de mil clientes. Os dois principais segmentos atendidos são o de agronegócios e meios de comunicação. Além destes, fornece conteúdo meteorológico estratégico para produtoras, a indústria eletroeletrônica e têxtil, comércio, moda e turismo, construção civil, setor de energia, entre outros setores.