Amanhã, mais uma vez o dia será quente na região central do Brasil. Climatempo confirma estado de alerta na Bahia, Goiânia e Brasília A temperatura subiu na região central do Brasil na tarde desta terça-feira. Por volta das 13 horas, à temperatura estava em 35°C em Bom Jesus da Lapa, na Bahia e a umidade era de 18%, o que indica estado de alerta segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde. Voltou a fazer calor em Cuiabá. Às 15 horas, os termômetros marcavam 34°C no aeroporto local. A umidade relativa do ar caiu, e neste mesmo horário, chegou a 30%, o que determina estado de atenção.
A região do Triângulo Mineiro também registrou temperaturas altas nesta tarde. Em Uberaba, fez 30°C e 27% de umidade, por volta das 15 horas. Fez muito calor também em Goiânia. No aeroporto Santa Genoveva, os termômetros marcavam às 15 horas, 34°C e a umidade do ar era de apenas 23%. Uma grande massa de ar seco que predomina sobre o Centro-Oeste do Brasil deixa o tempo aberto, com sol e temperatura alta em Brasília. A umidade relativa do ar na capital federal atingiu os 16%, por volta das 15 horas.
Nesta quarta-feira uma massa de ar seco e quente predomina sobre a maioria das áreas do Nordeste, do Norte, do Centro-Oeste e também em quase todo o Sudeste. A presença de ar seco sobre o Brasil nesta época é comum e faz de agosto um mês de seca. Os efeitos negativos da baixa umidade do ar são sentidos há várias semanas especialmente em Goiás, na região de Brasília, no Tocantins, em Minas Gerais, no oeste da Bahia e também na parte leste de Mato Grosso, perto da divisa com Goiás. Nestas áreas, níveis de umidade do ar entre 20% e 30% estão sendo observados com frequência, e também mais críticos.
Dias secos, quentes, com chuva ou frio podem ser bons ou ruins, dependendo da necessidade de cada um, da intensidade com que se observam estas condições. O excesso de chuva de julho causou grandes atrasos na colheita do café e no corte da cana-de-açúcar em São Paulo, no sul de Minas Gerais e no norte do Paraná. O frio do Sul foi bom para o trigo, mas a geada prejudicou as delicadas plantações de hortaliças no Paraná. A chuva excessiva de julho também causou estragos no cinturão verde que abastece a Grande São Paulo. A seca em Goiás está sendo ótima para a colheita do gergelim.
O Norte do Brasil também já entrou na época de estiagem. A chuva que vem ocorrendo na Região já é rápida, com pouco volume e em poucas áreas. Uma consequência natural da diminuição da chuva no Norte e no Nordeste do Brasil é o aumento do calor. Temperaturas acima dos 34°C ficam cada vez mais comuns e o calor está só começando. Ainda temos um setembro e um outubro inteiros com pouca chuva. Até lá, o calor só aumenta.
No decorrer desta semana vamos ver quase todo o Brasil sem chuva, mas também outra frente fria entrando na Região Sul e trazendo chuvas intensas, especialmente para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.