Um ciclone extratropical que se desloca no mar, ao largo do litoral do Uruguai e do Rio Grande do Sul provoca rajadas de vento muito fortes na região de Mostardas, litoral gaúcho no sul do Brasil. Desde 21 horas de ontem, as sucessivas rajadas na região superam os 70 km/h. Mas às 4 horas da madrugada deste sábado, uma delas chegou a 88,9 km/h e às 8 horas da manhã, outra rajadas chegou a 88,6 km/h. A região de Mostardas é um dos pontos mais afastados da costa do litoral do Rio Grande do Sul e por isso está sentindo com maior intensidade os ventos do ciclone extratropical.
No sábado, a frente fria se afasta e ainda deixa o céu encoberto no centro-norte e no leste do Paraná onde chove ao longo do dia. No litoral gaúcho e no sul de Santa Catarina o céu fica com muitas nuvens, mas não chove. Nas demais regiões o predomínio é de sol, com baixa nebulosidade e sem previsão de chuva. Nas regiões de serra no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina há previsão de geada pela manha.
Sobre o Grupo Climatempo
O Grupo Climatempo é a maior empresa privada de meteorologia do país. Uma holding formada pela Climatempo Consultoria, Agência Climatempo, a TV Climatempo e a CLIMANET (Internet, serviços de tecnologia e informática). Atualmente, o Grupo Climatempo fornece conteúdo para os principais portais do país, mais de 50 retransmissoras de televisão do Brasil, rádios e tem cerca de mil clientes. Os dois principais segmentos atendidos são o de agronegócios e meios de comunicação. Além destes, fornece conteúdo meteorológico estratégico para produtoras, a indústria eletroeletrônica e têxtil, comércio, moda e turismo, construção civil, setor de energia, entre outros setores.
O Grupo é presidido pelo meteorologista Carlos Magno, um dos primeiros comunicadores da profissão no País, com mais de 23 anos de carreira, que ajudou a mudar a cultura que o brasileiro tinha sobre a meteorologia. O Grupo Climatempo conta ainda com Ana Lúcia Frony vice-presidente, Renato Urbinder, sócio-diretor (Diretor de Negócios e Projetos Especiais), e os diretores executivos Gilca Palma (Climatempo Meteorologia), André Madeira (Agência Climatempo) e o jornalista Paulo Polli (TV Climatempo) no Conselho Consultivo.