Climatempo – Uma forte área de instabilidade já passou sobre Mato Grosso do Sul e está em deslocamento sobre os Estados de São Paulo e do Paraná, em direção a Santa Catarina. Toda essa instabilidade, está associada à formação de um novo e intenso sistema de baixa pressão (ciclogênese) que, nos próximos dias, avançará junto de uma frente fria sobre o centro-sul do país. Segundo dados Climatempo, no feriado de 7 de Setembro, o sol reaparece mais forte nos Estados do Sudeste e no Paraná, mas a chuva vai aumentar bastante nos demais Estados do Sul. Neste último sábado, devido ainda ao princípio tardio de formação de toda essa instabilidade, tivemos mormaço pela manhã e até alguns períodos de sol no Sudeste, que neste domingo não existem mais. A nova frente fria avança forte sobre o Sul do Brasil na terça-feira e deve provocar muita chuva na Região, com intensa queda de temperatura. Na quarta-feira, mudanças em São Paulo e em Mato Grosso do Sul.
Climatempo prevê que nesta segunda-feira, o Sudeste brasileiro continua com muitas nuvens, mas o sol ainda aparece em todas as áreas. Não chove e o sol aparece mais forte no norte mineiro. No norte do Rio de Janeiro, no Espírito Santo, no Vale do Rio Doce e no noroeste de minas Gerais, assim como em grande parte de São Paulo as nuvens aumentam ao longo do dia e ocorrem pancadas de chuva no decorrer da tarde. Nas demais regiões a nebulosidade é maior e há previsão de chuva passageira a qualquer hora do dia.
O tempo fica firme e não chove no Tocantins, no Pará e no Amapá. O sol aparece com força, mas o calor e a alta umidade favorecem o aumento de nuvens e provocam chuva à tarde nas demais áreas da Região Norte.
Uma massa de ar seco deixa o tempo firme em grande parte do Nordeste. No litoral da Bahia e no litoral e na zona da mata entre Sergipe e leste do Rio Grande do Norte o sol aparece e chove de forma passageira principalmente no começo e no fim do dia. Nas demais regiões, o sol brilha forte, faz calor à tarde e não chove, segundo Climatempo.
Áreas de instabilidade deixam o tempo carregado em grande parte da Região Sul. O sol predomina apenas no leste e no norte do Paraná, mas no decorrer do dia as nuvens aumentam e chove a partir da tarde. Na faixa oeste da região, entre o sudoeste do Paraná e o sudoeste do Rio Grande do Sul, e no sul gaúcho o sol não aparece e chove ao longo do dia. Nas outras áreas o sol aparece fraco entre muitas nuvens e ocorrem pancadas de chuva a qualquer hora do dia.
Climatempo também prevê que áreas de instabilidade, associadas a uma nova frente fria, avançam sobre o Mato Grosso do Sul, na Região Centro-Oeste. No sul e no oeste deste estado o tempo fica chuvoso. O tempo também fica carregado em Goiás e no Distrito Federal chuva a qualquer momento do dia. No nordeste de Mato Grosso do Sul e em Mato Grosso o dia será de muito sol entre nebulosidade variável com previsão de pancadas de chuva a partir da tarde.
Sobre o Grupo Climatempo – O Grupo Climatempo é a maior empresa privada de meteorologia do país. Uma holding formada pela Climatempo Consultoria, Agência Climatempo, a TV Climatempo e a CLIMANET (Internet, serviços de tecnologia e informática). Atualmente, o Grupo Climatempo fornece conteúdo para os principais portais do país, mais de 50 retransmissoras de televisão do Brasil, rádios e tem cerca de mil clientes. Os dois principais segmentos atendidos são o de agronegócios e meios de comunicação. Além destes, fornece conteúdo meteorológico estratégico para produtoras, a indústria eletroeletrônica e têxtil, comércio, moda e turismo, construção civil, setor de energia, entre outros setores.