Climatempo: Julho de 2009 foi mais frio do que o normal em Florianópolis. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a média das temperaturas mínimas e máximas registradas ao longo do mês ficou perto de 1 grau abaixo dos valores médios históricos para julho. O total de chuva acumulada em julho foi de aproximadamente 117 milímetros, 23% acima da média que é de aproximadamente 95 milímetros.
A noite desta sexta-feira começou com tempo chuvoso no litoral catarinense e a chuva deve prosseguir no fim de semana, com poucos períodos de trégua. A situação é de alerta, por conta do risco de chuva ventos fortes.
As condições de meteorológicas no fim de semana vão fazer com que as nuvens fiquem muito carregadas sobre Santa Catarina e também no Paraná. Uma frente fria e um ciclone extratropical se organizam no Sul do Brasil no fim de semana. Os dois estados devem registrar chuvas fortes e grandes volume acumulados. Os ventos marítimos de leste e sudeste ganham força e vão levar muita umidade para o continente, alimentando as nuvens. As rajadas na costa podem superar os 70 km/h. O mar fica agitado. As ondas atingiram picos de 2 metros nesta sexta-feira e ainda devem alcançar esta marca no fim de semana. Ventos, mar agitado e muita chuva são esperados também para o litoral do Paraná e no litoral norte do Rio Grande do Sul. O litoral sul gaúcho também terá chuva, porém em menor quantidade. No litoral gaúcho, a intensificação dos ventos ocorre durante o domingo e fortes rajadas, que podem superar os 70 km/h, devem ser sentidas também na Grande Porto Alegre.
Sobre o Grupo Climatempo
O Grupo Climatempo é a maior empresa privada de meteorologia do país. Uma holding formada pela Climatempo Consultoria, Agência Climatempo, a TV Climatempo e a CLIMANET (Internet, serviços de tecnologia e informática). Atualmente, o Grupo Climatempo fornece conteúdo para os principais portais do país, mais de 50 retransmissoras de televisão do Brasil, rádios e tem cerca de mil clientes. Os dois principais segmentos atendidos são o de agronegócios e meios de comunicação. Além destes, fornece conteúdo meteorológico estratégico para produtoras, a indústria eletroeletrônica e têxtil, comércio, moda e turismo, construção civil, setor de energia, entre outros setores.