Climatempo – O sol forte e o tempo seco voltaram a predominar sobre o Brasil, por conta de uma grande massa de ar seco que se intensificou sobre o país. Neste domingo, por conta dos baixos índices de umidade do ar, a maioria das áreas do Brasil fica sem chuva. Dados Climatempo indicam que os níveis de umidade relativa devem se manter entre 20% e 30% no período da tarde, o que determina um estado de atenção, nos padrões da OMS – Organização Mundial da Saúde. Porém, algumas áreas no Sul, Centro-Oeste e Sudeste poderão ter horas mais secas ainda, com valores de umidade entre 12% e 20%, que determinam o estado de alerta.
Segundo a Climatempo, neste domingo, as pancadas de chuva devem ocorrer sobre a Região Norte e no litoral do Nordeste, onde os níveis de umidade ainda estão altos. Há uma pequena chance de chuva em áreas de Mato Grosso.
Mas esta situação de ar muito seco e quente não vai durar muitos dias. O bloqueio causado por esta massa de ar será rompido nos primeiros dias de setembro por duas frentes frias. A primeira traz chuvas intensas para o Rio Grande do Sul na terça-feira e também começa a provocar chuva em áreas de Santa Catarina, do Paraná e de Mato Grosso do Sul. A segunda frente fria, mais forte, traz uma grande e intensa massa de ar polar. O Sul do Brasil entra em alerta na quarta-feira, por conta do risco de temporais. A partir de quinta-feira, esta frente fria avança para o Sudeste e Centro-Oeste provocando chuva e brusca queda de temperatura. É esta frente fria que muda completamente as condições do tempo no centro-sul do Brasil durante o fim de semana prolongado de 7 de setembro. A massa polar esperada para o feriado deve ser a última grande onda de frio deste ano.
Sobre o Grupo Climatempo – O Grupo Climatempo é a maior empresa privada de meteorologia do país. Uma holding formada pela Climatempo Consultoria, Agência Climatempo, a TV Climatempo e a CLIMANET (Internet, serviços de tecnologia e informática). Atualmente, o Grupo Climatempo fornece conteúdo para os principais portais do país, mais de 50 retransmissoras de televisão do Brasil, rádios e tem cerca de mil clientes. Os dois principais segmentos atendidos são o de agronegócios e meios de comunicação. Além destes, fornece conteúdo meteorológico estratégico para produtoras, a indústria eletroeletrônica e têxtil, comércio, moda e turismo, construção civil, setor de energia, entre outros setores