Climatempo Meteorologia – uma grande massa de ar quente cobre o Brasil e deixa as temperaturas elevadas. No Sul, uma frente fria está bloqueada no RS e novos temporais podem ocorrer ao longo desta sexta-feira. No Sudeste, a instabilidade diminui em parte da Região com a entrada de ar seco. O céu está com poucas nuvens no RJ, no ES e no centro-leste mineiro. Climatempo Meteorologia informa que a massa de ar quente que predomina sobre quase todo o Sudeste do Brasil deixa o tempo aberto, com sol forte em todo o Rio de Janeiro. Esta massa de ar bloqueia a passagem das frentes frias que se aproximam no Rio Grande do Sul desviando estes sistemas para o oceano.
Segundo a Climatempo Meteorologia, com a persistência do ar quente a temperatura durante esta semana esteve elevada e o calor foi forte no Sudeste. No Rio de Janeiro além do ar quente temos também a influência da baixa umidade que dificulta a formação de nebulosidade, com poucas nuvens temos mais horas de sol, o que força a temperatura a disparar. Nesta quinta-feira, dia 05 de novembro, a máxima registrada pelo Instituto Nacional de Meteorologia – INMET foi de 40 graus e 2 décimos na Praça Mauá, centro da Cidade. Esta é a maior temperatura já registrada neste ano de 2009. A estação da Praça Mauá opera desde 2002 e, em novembro de 2004, a máxima registrada na estação foi de 40 graus e 5 décimos. Em novembro de 2003, o calor também foi forte na estação, com máxima de 40 graus. A sexta-feira também foi quente na cidade do Rio. Às 11 horas da manhã a temperatura já era de 36 graus na Zona Oeste e 35 graus na Zona Norte.
Climatempo Meteorologia informa que, com o predomínio do ar quente a temperatura ainda fica alta e o calor ainda é intenso neste fim de semana diminuindo só a partir de segunda-feira.
Nas demais áreas da Região e no Centro-Oeste, o ar quente e úmido forma nuvens que deixam o tempo instável. No Norte, as nuvens mais pesadas cobrem o AC, o AM e RO.
Sobre o Grupo Climatempo – O Grupo Climatempo é a maior empresa privada de meteorologia do país. Uma holding formada pela Climatempo Consultoria, Agência Climatempo, a TV Climatempo e a CLIMANET (Internet, serviços de tecnologia e informática). Atualmente, o Grupo Climatempo fornece conteúdo para os principais portais do país, mais de 50 retransmissoras de televisão do Brasil, rádios e tem cerca de mil clientes. Os dois principais segmentos atendidos são o de agronegócios e meios de comunicação. Além destes, fornece conteúdo meteorológico estratégico para produtoras, a indústria eletroeletrônica e têxtil, comércio, moda e turismo, construção civil, setor de energia, entre outros setores.
O Grupo é presidido pelo meteorologista Carlos Magno, um dos primeiros comunicadores da profissão no País, com mais de 23 anos de carreira, que ajudou a mudar a cultura que o brasileiro tinha sobre a meteorologia. O Grupo Climatempo conta ainda com Ana Lúcia Frony vice-presidente, Renato Urbinder, sócio-diretor (Diretor de Negócios e Projetos Especiais), e os diretores executivos Gilca Palma (Climatempo Meteorologia), André Madeira (Agência Climatempo) e o jornalista Paulo Polli (TV Climatempo) no Conselho Consultivo.