Climatempo – De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura mínima na Bahia nesta terça-feira em Itaberaba, foi de 9,4ºC. Em Vitória da Conquista, a mínima foi de 9,7ºC. As duas cidades ficam no interior da Bahia. Em Irecê, os termômetros baixaram para 11,4ºC. Valores tão baixos assim já ocorreram outras vezes no interior baiano, mas não são provocados pela presença do ar polar.
A meteorologista da Climatempo Josélia Pegorim explica que a queda acentuada da temperatura é consequência do ar muito seco, que inibe a formação de nuvens. Com a falta de nuvens à noite, o ar se resfria mais rapidamente fazendo com que as temperaturas fiquem baixas ao amanhecer. “Como o céu continua quase sem nuvens também durante o dia, o sol forte faz com que a temperatura se eleve muito no período da tarde. O resultado é uma grande diferença de temperaturas no mesmo dia: a sensação de frio ao amanhecer e de calor à tarde”, explica.
Esta situação acontece também em outras áreas do Nordeste e em locais muito secos. Amanhã, o ar seco predomina sobre a Bahia e o tempo segue firme sem previsão de chuva, inclusive na capital. Na sexta-feira, áreas de instabilidade que vem do mar provocam aumento de nuvens e chuva passageira pela manhã e fim de tarde em Salvador. As demais áreas baianas seguem com o tempo firme sem previsão de chuva.
Sobre o Grupo Climatempo
O Grupo Climatempo é a maior empresa privada de meteorologia do país. Uma holding formada pela Climatempo Consultoria, Agência Climatempo, a TV Climatempo e a CLIMANET (Internet, serviços de tecnologia e informática). Atualmente, o Grupo Climatempo fornece conteúdo para os principais portais do país, mais de 50 retransmissoras de televisão do Brasil, rádios e tem cerca de mil clientes. Os dois principais segmentos atendidos são o de agronegócios e meios de comunicação. Além destes, fornece conteúdo meteorológico estratégico para produtoras, a indústria eletroeletrônica e têxtil, comércio, moda e turismo, construção civil, setor de energia, entre outros setores.