Manaus vem tendo sucessivos recordes de calor este mês e bateu de novo nesta última terça-feira. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura às 15 horas chegou aos 35,9ºC, superando os 35,5 ºC de segunda-feira, que era o recorde de calor do ano. De acordo com as previsões da Climatempo Meteorologia, desde o início de agosto, as temperaturas máximas em Manaus ficaram abaixo dos 34ºC apenas em 3 dias. A média está 34,4ºC, quase 2o acima do normal. Agosto, e principalmente setembro e outubro, são os meses mais quentes do ano em Manaus e também quando chove pouco.
É justamente a menor quantidade de nuvens e de chuva que permite um aquecimento excessivo nestes três meses. A média de chuva de agosto é de aproximadamente 58 milímetros e a menor do ano. Manaus tem tido dias ensolarados e o total de chuva acumulado este mês não chega nem a 6 milímetros.
Até o fim de semana, faz bastante calor em todo o estado do Amazonas. Em Manaus, há possibilidade de pancadas de chuva à tarde.
Sobre o Grupo Climatempo
O Grupo Climatempo é a maior empresa privada de meteorologia do país. Uma holding formada pela Climatempo Consultoria, Agência Climatempo, a TV Climatempo e a CLIMANET (Internet, serviços de tecnologia e informática). Atualmente, o Grupo Climatempo fornece conteúdo para os principais portais do país, mais de 50 retransmissoras de televisão do Brasil, rádios e tem cerca de mil clientes. Os dois principais segmentos atendidos são o de agronegócios e meios de comunicação. Além destes, fornece conteúdo meteorológico estratégico para produtoras, a indústria eletroeletrônica e têxtil, comércio, moda e turismo, construção civil, setor de energia, entre outros setores.