Climatempo Meteorologia – Neste fim de semana, a chuva dá uma trégua. O Brasil terá muito sol, muito calor, que faltou nos últimos dias no centro-sul, com a passagem de uma onda de frio forte demais para esta época do ano. Até a Região Sul vai esquentar. Além do afastamento do ar polar, o ar fica mais seco, o que vai diminuir a ocorrência das pancadas de chuva. Outubro está só começando, mas o número de horas e sol nesta época já faz muita diferença no aquecimento diário. Uma fraca frente fria, sem força suficiente para provocar tempo nublado e com chuva, passou pelo litoral paulista. Essa frente fria se formou sobre o Sul do Brasil ontem (sexta-feira, 2/10) e avançou rapidamente. Climatempo Meteorologia informa que a queda de temperatura da madrugada e o vento que vem do oceano formaram muita névoa (nuvens baixas que se formam perto da superfície) desde o fim da madrugada.
A névoa persistiu durante toda a manhã na região metropolitana de São Paulo, nos vales do Paraíba e do Ribeira e no Alto Tietê. A situação ficou semelhante também na cidade do Rio de Janeiro. Neste domingo, a situação persiste, com sol entre muitas nuvens e muita névoa pela manhã. Nesta época do ano, frontogêneses (formação de frente fria) inesperadas e muito rápidas acontecem. Com isso, nesta época do ano, o tempo pode mudar rapidamente. Estamos na primavera, que é a estação de transição entre o inverno e o verão. Na teoria, saímos de um período mais seco e frio e vamos em direção a um clima mais quente e úmido. Até que a atmosfera se estabilize no novo perfil, novas e repentinas mudanças podem voltar a acontecer segundo a Climatempo Meteorologia. A preocupação é com a nova frente fria que chega a Região Sul na segunda-feira e deve trazer mais água, muita água novamente para os três Estados.
Sobre o Grupo Climatempo – O Grupo Climatempo é a maior empresa privada de meteorologia do país. Uma holding formada pela Climatempo Consultoria, Agência Climatempo, a TV Climatempo e a CLIMANET (Internet, serviços de tecnologia e informática). Atualmente, o Grupo Climatempo fornece conteúdo para os principais portais do país, mais de 50 retransmissoras de televisão do Brasil, rádios e tem cerca de mil clientes. Os dois principais segmentos atendidos são o de agronegócios e meios de comunicação. Além destes, fornece conteúdo meteorológico estratégico para produtoras, a indústria eletroeletrônica e têxtil, comércio, moda e turismo, construção civil, setor de energia, entre outros setores.
O Grupo é presidido pelo meteorologista Carlos Magno, um dos primeiros comunicadores da profissão no País, com mais de 23 anos de carreira, que ajudou a mudar a cultura que o brasileiro tinha sobre a meteorologia. O Grupo Climatempo conta ainda com Ana Lúcia Frony vice-presidente, Renato Urbinder, sócio-diretor (Diretor de Negócios e Projetos Especiais), e os diretores executivos Gilca Palma (Climatempo Meteorologia), André Madeira (Agência Climatempo) e o jornalista Paulo Polli (TV Climatempo) no Conselho Consultivo.