Climatempo meteorologia – nesta quinta-feira (24/09), fortes rajadas de vento ainda serão observados em muitas áreas do país. O novo ciclone extratropical provoca ventania na Região Sul. As rajadas podem superar os 80 km/h nas áreas litorâneas, na Grande Porto Alegre e nas serras gaúcha e catarinense. Mas este ciclone também vai forçar o aumento dos ventos no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro. Segundo dados Climatempo, os ventos frios de uma nova massa polar podem ser fortes no interior da Região Sul, sobre o Mato Grosso do Sul, no centro-oeste e sul de Mato Grosso, incluindo Cuiabá, em São Paulo.
Ventos fortes também podem ocorrer nesta quinta-feira em áreas de Minas Gerais, do Espírito Santo, do Rio de Janeiro, Goiás, no norte de Mato Grosso, no Distrito Federal, em nos Estados da região Norte, por conta de nuvens carregadas que se formam por conta do calor e da alta umidade do ar.
Segunda a Climatempo meteorologia, a primavera começou oficialmente no dia 22 de setembro e umas das principais características é o aumento gradual da frequência e da intensidade das pancadas de chuva. Mas este ano, a chuva da primavera veio antes da época normal e a maioria das regiões do estado de São Paulo já acumula uma quantidade de chuva maior do que a média normal para o mês de setembro. No primeiro fim de semana de primavera, o sol vai aparecer de novo, a temperatura sobe, mas uma nova frente fria está prevista para o domingo, trazendo mais chuva.
Sobre o Grupo Climatempo – O Grupo Climatempo é a maior empresa privada de meteorologia da América Latina. Uma holding formada pela Climatempo Consultoria, Agência Climatempo, a TV Climatempo e a CLIMANET (Internet, serviços de tecnologia e informática). Atualmente, o Grupo Climatempo fornece conteúdo para os principais portais do país, mais de 50 retransmissoras de televisão do Brasil e tem cerca de mil clientes. Os dois principais segmentos atendidos são o de agronegócios e meios de comunicação. Além destes, fornece conteúdo meteorológico estratégico para produtoras, a indústria eletroeletrônica e têxtil, comércio, moda e turismo, entre outros setores.
O Grupo é presidido pelo meteorologista Carlos Magno, um dos precursores da profissão no País, com mais de 23 anos de carreira, que ajudou a mudar a cultura que o brasileiro tinha sobre a meteorologia. O Grupo Climatempo conta ainda com Ana Lúcia Frony vice-presidente, Renato Urbinder, sócio-diretor (Diretor de Negócios e Projetos Especiais), e os diretores executivos Gilca Palma (Climatempo Meteorologia), André Madeira (Agência Climatempo) e o jornalista Paulo Polli (TV Climatempo) no Conselho Consultivo.