Meteorologia Climatempo descarta a ocorrência de temporal. Na quinta-feira (09/09), uma frente fria provoca chuva a qualquer hora em quase todas as áreas paulistas. O sol aparece entre muitas nuvens e ocorrem pancadas de chuva no nordeste de São Paulo, no Sul de Minas e no Triângulo mineiro. No Espírito Santo, o sol aparece, mas áreas de instabilidade que vem do mar provocam chuva rápida. No nordeste mineiro, muitas nuvens se formam, mas não chove. Sol e pancadas de chuva na Zona da Mata de Minas e no Rio. Nas outras áreas, sol forte e tempo firme. Uma frente fria continua perto do litoral paulista nesta quinta-feira e mantém a cidade carregada de nuvens que vão provocar mais chuva. Não há expectativa de temporal, como ocorreu na terça-feira, mas com os rios cheios e os morros encharcados após a chuva forte, outros deslizamentos e alguns alagamentos ainda poderão ocorrer.
Segundo a Climatempo, São Paulo tem inverno mais chuvoso desde 1943. O inverno de 2009 está terminando como o mais chuvoso da cidade de São Paulo, desde 1943, quando o Instituto Nacional de Meteorologia iniciou as medições regulares na cidade. Tradicionalmente, o inverno é época de pouca chuva. A média de precipitação para julho é de aproximadamente 40 milímetros e de agosto fica em torno de 37 milímetros. São os menores valores da escala anual, mas que foram largamente superados este ano.
Nas medições do Mirante de Santana, na zona norte da capital, julho fechou com 179,7 milímetros de chuva acumulados, mais de quatro vezes o valor médio. Em agosto foram cerca de 110 milímetros, três vezes mais do que o normal. Para completar o inverno mais chuvoso da história capital paulista, nesta última terça-feira, a cidade recebeu a maior quantidade de chuva para um dia de setembro. Foram 78,1 milímetros, mais do que a média para todo mês, que é de aproximadamente 74 milímetros.
Do início do setembro até 9 horas da manhã esta quarta-feira, o pluviômetro do Mirante de Santana já recolheu cerca de 151 milímetros de chuva. No total, do início de julho até o dia 9 de setembro, a cidade de São Paulo recebeu cerca de 441 milímetros de chuva. A o volume médio anual é de aproximadamente 1522 milímetros.
No sul o tempo segue carregado no nordeste e no centro-leste de Santa Catarina e do Paraná onde chove a qualquer hora. No sudeste, o sol aparece entre muitas nuvens, mas não chove. Sol e tempo firme no centro-oeste do Rio Grande do Sul. O sol aparece entre poucas nuvens e chove no sudoeste do Paraná, no noroeste do Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina. Nas demais áreas da Região o sol aparece fraco entre muitas nuvens e ocorrem pancadas de chuva.
Sobre o Grupo Climatempo
O Grupo Climatempo é a maior empresa privada de meteorologia da América Latina. Uma holding formada pela Climatempo Consultoria, Agência Climatempo, a TV Climatempo e a CLIMANET (Internet, serviços de tecnologia e informática). Atualmente, o Grupo Climatempo fornece conteúdo para os principais portais do país, mais de 50 retransmissoras de televisão do Brasil e tem cerca de mil clientes. Os dois principais segmentos atendidos são o de agronegócios e meios de comunicação. Além destes, fornece conteúdo
meteorológico estratégico para produtoras, a indústria eletroeletrônica e têxtil, comércio, moda e turismo, entre outros setores.
O Grupo é presidido pelo meteorologista Carlos Magno, um dos precursores da profissão no País, com mais de 23 anos de carreira, que ajudou a mudar a cultura que o brasileiro tinha sobre a meteorologia. O Grupo Climatempo conta ainda com Ana Lúcia Frony vice-presidente, Renato Urbinder, sócio-diretor (Diretor de Negócios e Projetos Especiais), e os diretores executivos Gilca Palma (Climatempo Meteorologia), André Madeira (Agência Climatempo) e o jornalista Paulo Polli (TV Climatempo) no Conselho Consultivo.