Climatempo divulgou neste sábado (05/09), que antecede o feriado da Independência, que uma grande mudança no tempo ocorreu no Sudeste e no Centro-Oeste do Brasil, por conta da frente fria que avançou sobre estas regiões. As imagens de satélite mostram claramente a transformação das condições do tempo. Toda a nebulosidade que se está espalhada sobre os Estados destas Regiões está associada com a frente fria que está no oceano, ao largo do litoral do Rio de Janeiro. A frente fria afastou a massa de ar seco que agora está concentrada sobre o Norte e o Nordeste do Brasil.
A “linha de bloqueio” do ar seco nesta manhã de sábado está no extremo norte de Minas Gerais, na divisa com a Bahia, que ainda estava com poucas nuvens. O ar seco sobre o Norte e o Nordeste inibe a formação de nuvens nas duas Regiões no decorrer deste sábado. Assim, apesar do calor intenso, pouquíssima chuva é esperada nestas Regiões. Segundo a Climatempo é possível que ocorram até novos recordes de calor.
Pouca chuva era observada no começo da manhã deste sábado no Sudeste e no Centro-Oeste. Mas toda a massa de nebulosidade se intensifica com o aquecimento do ar ao longo do dia. Dados Climatempo indicam que no período da tarde, as nuvens vão ficar mais carregadas favorecendo a ocorrência de muitas pancadas de chuva até a noite, até com raios e trovoadas.
Não houve a entrada de muito ar frio polar sobre estas Regiões. A queda da temperatura ocorreu muito mais pelo aumento de nuvens e pela chuva, do que pela presença do ar polar. O frio polar que veio com a frente fria passa pelo extremo sul do Brasil e segue para ao mar até amanhã.
Sobre o Grupo Climatempo – O Grupo Climatempo é a maior empresa privada de meteorologia do país. Uma holding formada pela Climatempo Consultoria, Agência Climatempo, a TV Climatempo e a CLIMANET (Internet, serviços de tecnologia e informática). Atualmente, o Grupo Climatempo fornece conteúdo para os principais portais do país, mais de 50 retransmissoras de televisão do Brasil, rádios e tem cerca de mil clientes. Os dois principais segmentos atendidos são o de agronegócios e meios de comunicação. Além destes, fornece conteúdo meteorológico estratégico para produtoras, a indústria eletroeletrônica e têxtil, comércio, moda e turismo, construção civil, setor de energia, entre outros setores.