Climatempo – Ar empoeirado, sol forte, calor e fumaça no horizonte. Este costuma ser o cenário de agosto na maioria das áreas do Centro-Oeste do Brasil. Mas esta semana, uma frente fria começou a mudar o tempo em parte da Região. Em Mato Grosso do Sul, tem chovido com freqüência desde segunda-feira. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, em Ivinhema choveu quase 38 milímetros de ontem para hoje. Em Ponta Porã, no sul do Estado, choveu mais 21 milímetros. A chuva e o vento frio fizeram a temperatura cair bastante em Mato Grosso do Sul. Às 3 horas da tarde, os termômetros em Ponta Porã marcavam apenas 13ºC. Em Campo Grande, a temperatura estava em 16ºC, de acordo com informações da Climatempo Meteorologia.
O calor, o ar muito seco e as fortes rajadas de vento chamaram a atenção em Brasília nesta quinta-feira segundo a Climatempo. O aeroporto Juscelino Kubitschek registrou 31o na tarde de hoje e a umidade relativa do ar baixou para 13%. Várias rajadas de vento de até 50 km/h ocorreram na cidade. A partir desta sexta-feira, de acordo com informações da Climatempo, a umidade aumenta no Distrito Federal com a aproximação da frente fria que avança pelo Centro-Oeste. A expectativa é de pancadas de chuva no fim de semana. Em Brasília, a última chuva ocorreu entre os dias 11 e 12 de junho, mas foram apenas 4 milímetros, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia.
Nesta quinta-feira, a frente fria conseguiu chegar até a região de Cuiabá, levando um pouco de chuva e aliviando o calor de 39ºC que fez nos últimos dias. Até o início da tarde já tinha chovido cerca de 10 milímetros. Rondonópolis, cidade no sul de Mato Grosso, acumulou 12 milímetros. Em Pontes de Lacerda, perto da fronteira com a Bolívia já tinha chovido 10 milímetros. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia.
Na região metropolitana de Cuiabá, a temperatura caiu bastante nesta quinta-feira. No aeroporto de Várzea Grande, os termômetros chegaram aos 29ºC na madrugada, mas à tarde não passaram dos 26ºC. Nesta sexta-feira, de acordo com informações da Climatempo , esta mesma frente fria deve mudar o tempo na região de Goiânia, aumentando a nebulosidade e as condições de chuva na região. Quase todas as regiões de Goiás poderão ter um pouco de chuva até o domingo que vem. Em Goiânia, a umidade relativa do ar baixou para 23%, às 15 horas, conforme medição do aeroporto local. A temperatura chegou aos 34ºC.
Sobre o Grupo Climatempo
O Grupo Climatempo é a maior empresa privada de meteorologia do país. Uma holding formada pela Climatempo Consultoria, Agência Climatempo, a TV Climatempo e a CLIMANET (Internet, serviços de tecnologia e informática). Atualmente, o Grupo Climatempo fornece conteúdo para os principais portais do país, mais de 50 retransmissoras de televisão do Brasil, rádios e tem cerca de mil clientes. Os dois principais segmentos atendidos são o de agronegócios e meios de comunicação. Além destes, fornece conteúdo meteorológico estratégico para produtoras, a indústria eletroeletrônica e têxtil, comércio, moda e turismo, construção civil, setor de energia, entre outros setores.