Climatempo prevê que calor e tempo seco continuará intenso em Brasília e em Goiânia. Cuiabá e Campo Grande gelaram no último fim de semana, quando receberam o ar frio da massa polar mais intensa deste ano. Em Cuiabá, o sábado passado foi o dia mais frio do ano, com temperatura mínima de 9,8ºC e máxima de apenas 15,8ºC. Em Campo Grande, a menor temperatura deste ano foi registrada ao amanhecer do sábado, quando a mínima foi de 5,5ºC. Mas este ar frio intenso foi bloqueado por fortes ventos nos níveis superiores da atmosfera e não conseguiu chegar a Goiânia e nem a Brasília. As duas cidades têm tido dias ensolarados, muito quentes e secos, que são características de julho, mas as temperaturas estão muito acima do normal.
No sábado passado, a temperatura à tarde em Goiânia chegou aos 33,6 ºC, de acordo com Instituto Nacional de Meteorologia. Foi o maior valor desde o dia 6 de março, quando a cidade registrou 34,6ºC, a maior temperatura deste ano. Até o dia 27 de julho, a média das temperaturas máximas estava 31,2ºC, valor que está 2,3ºC acima do normal. As madrugadas de julho em Goiânia estão sendo quase 3ºC mais quentes. A temperatura mínima normal de julho é de aproximadamente 13ºC, mas a média das mínimas de julho está em torno dos 16ºC.
Brasília também anda menos fria do que o normal em julho. Desde o dia 21, a temperatura à tarde tem oscilado entre 28ºC e 30ºC. No dia 21 de julho, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 29ºC de máxima em Brasília, o maior valor desde o dia 6 de março. Do dia 1 até o dia 27 de julho, a média das temperaturas máximas registradas na capital federal estava 1,1ºC acima do normal. A média das temperaturas mínimas estava em 14,5ºC, o que significa 1,6ºC acima do padrão.
Ainda não houve nenhum registro de chuva em Brasília este mês, o que é absolutamente comum. A massa de ar seco que está sobre a região central do País tem deixado os dias ensolarados, quentes e secos em Goiás e no Distrito Federal.
Esta massa de ar seco impede a formação de nuvens de chuva e dificulta a entrada de frentes frias. De acordo com os meteorologistas da Climatempo, a capital federal vai continuar sua rotina de seca por mais algumas semanas.
Sobre o Grupo Climatempo
O Grupo Climatempo é a maior empresa privada de meteorologia do país. Uma holding formada pela Climatempo Consultoria, Agência Climatempo, a TV Climatempo e a CLIMANET (Internet, serviços de tecnologia e informática). Atualmente, o Grupo Climatempo fornece conteúdo para os principais portais do país, mais de 50 retransmissoras de televisão do Brasil, rádios e tem cerca de mil clientes. Os dois principais segmentos atendidos são o de agronegócios e meios de comunicação. Além destes, fornece conteúdo meteorológico estratégico para produtoras, a indústria eletroeletrônica e têxtil, comércio, moda e turismo, construção civil, setor de energia, entre outros setores.