Climatempo alerta para a ocorrência de temporais nos três estados do Sul. A frente fria que estava prevista pelos meteorologistas da Climatempo para o feriado de 7 de setembro avança sobre o Sul do País provocando chuva no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná. Nesta quarta-feira, o ar polar que acompanha a frente fria provoca queda de temperatura no Rio Grande do Sul. Nos demais Estados do País, o tempo segue firme com chuvas isoladas, especialmente em áreas das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Uma forte massa de ar seco e quente ainda deixa o tempo ensolarado, com calor e baixa umidade à tarde no Sudeste do Brasil. A tarde de hoje será quente em São Paulo e no Rio de Janeiro. Na capital paulista, a temperatura chega a 31°C; no Rio, a temperatura máxima será de 36°C.
Rio Grande do Sul: alerta de temporais até a quinta-feira. Predomínio de sol e frio no fim de semana prolongado.
Santa Catarina: risco de chuva e vento fortes entre hoje e amanhã com forte queda de temperatura a partir desta quinta-feira. Predomínio de sol e frio baixa temperatura na sexta e no sábado. Muita umidade e chuva no vale do Itajaí durante o fim de semana.
Paraná: a chuva começa a se espalhar pelo Estado na quarta-feira, podendo ser forte e com ventania até o sábado. Mas a temperatura só começa a despencar mesmo na quinta-feira; chuva e frio pelo menos até sábado e mais chuva no feriado de 7 de setembro, por influência de outra frente fria.
São Paulo: a chuva vai trazer um refresco para os paulistas nos próximos dias. Ela chega nesta quinta-feira à noite e vai persistir por quase todo o fim de semana, período em que a temperatura cai bastante. O sol aparece no feriado de 7 de setembro, a temperatura sobe um pouco, mas ainda pode chover a partir da tarde.
Rio de Janeiro: o Estado do Rio também será alvo de uma nova frente fria no fim da semana. As pancadas de chuva começam somente na tarde de sexta-feira e, até lá, o calor só aumenta. Mas no fim de semana, a chuva domina o cenário, principalmente no sábado, e a temperatura tem forte queda. O sol deve aparecer no dia 7 de setembro.
Minas Gerais: fim de semana prolongado com sol, calor e sem chuva só nas cidades do norte do Estado e do vale do Jequitinhonha. O Vale do Rio Doce terá sol, mas com pancadas de chuva a partir da tarde do sábado. Em Belo Horizonte e nas outras regiões mineiras deve ocorrer um grande aumento de nuvens e pancadas de chuva a partir da tarde de sexta-feira, com a chegada da nova frente fria. A temperatura cai no fim de semana no sul de Minas e na zona da mata. Em Belo Horizonte, a sensação ainda será de ar quente e abafado.
Espírito Santo: o tempo muda durante à tarde do sábado com a entrada da frente fria no Estado. O domingo ainda será com muitas nuvens e condições de chuva, mas o sol deve predominar no dia 7 de setembro.
Mato Grosso do Sul: a mudança no tempo também será grande, por conta da passagem da nova frente fria. Pode chover e ventar forte na quinta-feira e a temperatura cai bastante a partir de sexta. O fim de semana terá predomínio de muitas nuvens e chuva, com períodos de sol no domingo. Volta a chover no feriado, especialmente a partir da tarde.
Mato Grosso: a maioria das áreas do estado terá sol, calor e pancadas de chuva no fim de semana prolongado. Em Cuiabá e em toda a região do pantanal, a temperatura cai muito na sexta-feira com a entrada de ventos frios polares. A chuva persiste no sábado e ainda vai ocorrer no domingo e no feriado de 7 de setembro, mas já com períodos de sol.
Goiás: pancadas de chuva em Goiânia e no centro-sul do Estado a partir da tarde de sexta-feira. O tempo não fecha no fim de semana prolongado. Faz calor, devem ocorrer várias pancadas a partir da tarde até o feriado do dia 7.
Brasília: a capital federal vai passar o fim de semana prolongado com sol e calor. A nebulosidade aumenta no domingo e no feriado do dia 7 de setembro, mas a chance de chuva é baixa.
Sobre o Grupo Climatempo – O Grupo Climatempo é a maior empresa privada de meteorologia do país. Uma holding formada pela Climatempo Consultoria, Agência Climatempo, a TV Climatempo e a CLIMANET (Internet, serviços de tecnologia e informática). Atualmente, o Grupo Climatempo fornece conteúdo para os principais portais do país, mais de 50 retransmissoras de televisão do Brasil, rádios e tem cerca de mil clientes. Os dois principais segmentos atendidos são o de agronegócios e meios de comunicação. Além destes, fornece conteúdo meteorológico estratégico para produtoras, a indústria eletroeletrônica e têxtil, comércio, moda e turismo, construção civil, setor de energia, entre outros setores.
O Grupo é presidido pelo meteorologista Carlos Magno, um dos primeiros comunicadores da profissão no País, com mais de 23 anos de carreira, que ajudou a mudar a cultura que o brasileiro tinha sobre a meteorologia. O Grupo Climatempo conta ainda com Ana Lúcia Frony vice-presidente, Renato Urbinder, sócio-diretor (Diretor de Negócios e Projetos Especiais), e os diretores executivos Gilca Palma (Climatempo Meteorologia), André Madeira (Agência Climatempo) e o jornalista Paulo Polli (TV Climatempo) no Conselho Consultivo.