Climatempo – O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), através do distrito de Porto Alegre, divulgou o balanço parcial dos totais de chuva acumulados nos Estados do Sul do Brasil em setembro. O levantamento corresponde ao volume de chuva acumulado do dia primeiro até as 9 horas desta sexta-feira, considerando a malha de estações meteorológicas convencionais e automáticas operadas pelo Inmet. Em 11 dias, a maioria das estações já registrou quantidade igual ou superior à média histórica para setembro. Só isto já é motivo de alerta e preocupação, pois com a chuva absorvida até agora o solo já está ficando saturado e os rios cheios, alguns até alcançando a cota de alerta de transbordamento, como acontece em rios do planalto norte de Santa Catarina, área próxima da divisa com o Paraná. Daqui para frente, o risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamento de córregos e rios só vai aumentar. A situação é de alerta permanente.
Segundo a Climatempo, não há expectativa de longo período seco no Sul durante a Primavera que se aproxima. Ao contrário, por conta do novo evento El Niño que se fortalece na parte central e leste do Oceano Pacífico, a Região Sul tende a ter chuvas frequentes e quantidades acumuladas na estação acima do normal. O que se vê agora já pode ser considerado efeito do El Niño. Além da chuva da atual frente fria que atua no Sul do Brasil, um novo sistema já está sendo esperado para a próxima quarta-feira no Rio Grande do Sul.
Chuva vai aumentar em Porto Alegre
Chove quase sem parar em Porto Alegre desde o começo da semana. Desde a tarde de quarta-feira, a chuva tem caído fraca, mas constante. A capital gaúcha já acumulou cerca de 116 milímetros este mês, o que corresponde a 83% da média de chuva para setembro, que é de aproximadamente 140 milímetros.
O tempo segue chuvoso na Grande Porto Alegre nesta sexta-feira e a tendência é de que a chuva aumente no fim de semana. O ar já está muito úmido e os ventos marítimos de sudeste estão soprando moderados e constantes sobre a cidade, levando ainda mais umidade para a região. Neste sábado, pode chover forte na Grande Porto Alegre, mas no domingo a chuva tende a diminuir. Além da chuva, a temperatura baixa também causa desconforto.
Mais chuva em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul
Áreas de instabilidade de uma frente fria ainda estão sobre o Sul do Brasil e tendem a se intensificar sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Não há risco de chuva intensa, com ventania, com ocorreu no início da semana. Porém, com o grande volume de chuva registrado nos últimos dias, em muitas áreas o solo está encharcado e qualquer chuva agora pode gerar novos deslizamentos.
Além da chuva, a temperatura está baixa. O ar polar é sentindo em toda a Região Sul. A sexta-feira amanheceu com frio perto de 10ºC em quase todas as áreas do Rio Grande do Sul, no centro-oeste e no sul de Santa Catarina. Com a chuva e a grande quantidade nuvens, mesmo que o sol apareça de vez em quando, a temperatura não vai subir muito, o que aumenta o desconforto da população.
Neste sábado, as condições de chuva são altas em toda a Região Sul. Há risco de chuva forte e volumosa.
Sobre o Grupo Climatempo – O Grupo Climatempo é a maior empresa privada de meteorologia do país. Uma holding formada pela Climatempo Consultoria, Agência Climatempo, a TV Climatempo e a CLIMANET (Internet, serviços de tecnologia e informática). Atualmente, o Grupo Climatempo fornece conteúdo para os principais portais do país, mais de 50 retransmissoras de televisão do Brasil, rádios e tem cerca de mil clientes. Os dois principais segmentos atendidos são o de agronegócios e meios de comunicação. Além destes, fornece conteúdo meteorológico estratégico para produtoras, a indústria eletroeletrônica e têxtil, comércio, moda e turismo, construção civil, setor de energia, entre outros setores.