A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Kátia Abreu, lança o Canal do Produtor, programa de inclusão digital rural
Brasília – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) lançou hoje (20) o programa Inclusão Digital Rural, com o objetivo de montar, até o final do ano, uma sala de aula com dez computadores em cada um dos 500 maiores sindicatos rurais do país. A CNA já conseguiu de algumas empresas a doação de 1 mil computadores, correspondente a 20% da meta.
“Nossos produtores rurais, para serem eficientes em suas propriedades, precisam ter informação em tempo real, não só das notícias que estão acontecendo no mundo, que são da maior importância, mas também de qualificação”, afirmou a presidente da CNA, senadora Kátia Abreu.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) já elaborou o conteúdo que será repassado em cursos de 16 horas para que produtores e trabalhadores rurais aprendam a acessar a internet, em especial, um novo portal com informações consideradas relevantes para quem trabalha no setor.
“Nosso objetivo não é levar o produtor a ser um grande expert em informática. Nós queremos ensiná-lo, inicialmente, apenas a acessar o Canal do Produtor, porque ali dentro colocamos as informações que julgamos importantes para os produtores”, disse a senadora.
A escolha da implantação do programa nos 500 maiores sindicatos rurais, segundo ela, se deve à presença de telefonia celular e banda larga para internet nesses locais e à representatividade dessas entidades que reúnem 75% dos produtores rurais. De acordo com a entidade, o país tem cerca de 5 milhões de produtores rurais, dos quais 1,2 milhão é atendido pela CNA.
Em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, e com recursos já previstos no Orçamento da União, há um projeto para a implementação de 27 unidades móveis de inclusão digital rural, uma para cada unidade da federação. A idéia é que micro-ônibus equipados com computadores percorram as áreas não cobertas pelas 500 salas de aula fixas do programa.
Danilo Macedo
Repórter da Agência Brasil