A Previdência Social começou esta semana a enviar cartas aos segurados que completam as condições mínimas para ter direito à aposentadoria por idade urbana. Para se prevenir contra fraudes e garantir a segurança de seus dados, os usuários que receberem o aviso podem confirmar sua autenticidade, utilizando o Código de Segurança informado no documento. Para tanto, basta ligar para a Central 135 ou acessar a página da Previdência na internet (www.previdencia.gov.br).
Ao ligar para a Central 135, o segurado precisa discar a opção 1 e falar diretamente com o atendente. Para manter a segurança do usuário, o operador pode solicitar outros dados, além do código informado na carta. Confirmada a autenticidade do aviso, se tiver interesse, o segurado pode aproveitar a ligação e marcar data e hora para ser atendido em uma Agência da Previdência Social para requerer sua aposentadoria. O cidadão precisa agendar uma data posterior ao seu aniversário. Se o requerimento for feito antes dele completar a idade mínima necessária (60 anos para as mulheres e 65 para os homens), será necessário fazer um novo agendamento e retornar à APS.
Na Internet, no campo Agência Eletrônica do Segurado, basta clicar em “Lista completa de serviços” e, em seguida, no link “Aviso para Requerimento de Benefício”. Além do código de segurança, será solicitado que digite seu nome, data de nascimento e CPF. Se os dados estiverem corretos, aparecerá uma mensagem confirmando a autenticidade da carta e o novo link “Agende aqui sua aposentadoria”. Mais uma vez vale a recomendação ao segurado para fazer o agendamento para data posterior ao seu aniversário.
A Aviso para Requerimento de Benefício é enviado sempre no mês anterior àquele em que o segurado completa a idade mínima e a carência necessárias para ter direito à aposentaria por idade (180 contribuições). O comunicado contém o Nome do Segurado, o Número de Inscrição do Trabalhador (NIT), Data de Nascimento, Sexo, informação sobre a quantidade de contribuições ao INSS, estimativa da renda mensal do benefício, com base nos dados do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), além do código de segurança.
O primeiro lote de cartas, com 1.635 unidades, começou a ser enviado esta semana aos segurados urbanos que completam as condições mínimas para a aposentadoria por idade em julho. A seleção daqueles que receberão o documento será realizada de acordo com a base de dados do CNIS.
Atualização – Segundo o INSS, com o novo serviço torna-se ainda mais importante que o cidadão mantenha seus dados cadastrais atualizados, para receber a carta no tempo correto. Essa comunicação com o segurado é feita por meio de correspondência e, se o endereço estiver incorreto, ela retornará ao instituto. Para fazer a atualização cadastral basta ligar para a Central 135 ou acessar a internet e agendar o serviço “Acerto de Dados Cadastrais“ em uma APS.
Rilton Pimentel
ACS/MPS