Sexto ano, antiga 5ª série chegando. Aumenta o número de matérias, professores e, com isso, as responsabilidades. Hora de se organizar para enfrentar esse período de transição que costuma gerar grande expectativa nos alunos. “A maior dificuldade dos estudantes é a organização, sair de um ou dois professores para quase 10”, comenta a orientadora educacional do colégio INEI do Lago Sul, Simone Vasconcelos.
Pensando nisso, o colégio realiza todos os anos o Projeto de Transição do 5º para o 6º ano que visa minimizar as dificuldades encontradas pelos alunos, oferecendo suporte afetivo e informações mais seguras sobre a fase que estão vivendo. “Nós preparamos os professores, para receberem as crianças cheias de dúvidas e expectativas, e também os alunos, para lidarem com as mudanças comuns à puberdade e as novas exigências encontradas no 6º ano.” explica Simone.
Com o aumento do número de professores e dos componentes curriculares, os deveres de casa e trabalhos também aumentam, assim como a quantidade de matéria a ser estudada. “Os professores possuem maneiras diferentes de ensinar e de cobrar as atividades propostas. Muitas vezes o aluno recebe três ou mais deveres em um mesmo dia e precisa priorizar a realização de acordo com o prazo de entrega”, diz. Para conseguirem se organizar melhor os alunos recebem orientações de estudo que os ajudam no dia a dia: como utilizar corretamente a agenda, como montar um horário de estudo e como estudar regularmente criando bons hábitos de estudo.
No 6º ano os alunos se deparam com um novo modelo de sala de aula, salas ambiente, que exige que troque de sala algumas vezes por dia. Procurando aproximar essa nova realidade, os alunos do 5º ano possuem duas professoras que ministram matérias diferentes. “Trabalhamos com salas ambiente, uma voltada para as aulas de matemática e ciências e outra, para as de português e ciências sociais”, conta a orientadora. Desse modo, os alunos vivenciam a troca de salas, passam a lidar com diferentes exigências sem perder o contato e a orientação individualizada comuns às turmas com apenas um professor. A partir do 2º semestre, os alunos têm oficinas com os professores do 6º ano para que novos vínculos sejam criados.
Ainda como parte do Projeto de Transição, o colégio INEI do Lago Sul conta com a participação do Programa Educacional de Resistência às Drogas da Policia Militar (Proerd). “O programa ajuda a criança a reconhecer e a resistir às pressões que poderão levá-lo a experimentar drogas ou bebidas alcoólicas”, explica Simone.
A orientadora conta que um momento muito rico e importante é a realização de uma dinâmica chamada Onde estou, onde estarei. “Nessa atividade utilizamos um mapa para que os alunos possam identificar o momento que estão vivendo e os sentimentos presentes”, explica Simone. Fazem parte do mapa a Estação da Responsabilidade, o Vale do Medo, a Montanha do Sucesso, o Barco da Autonomia e outros lugares. De acordo com ela, esse mapa ajuda os alunos a perceberem que os sentimentos de medo, ansiedade, euforia e expectativa diante do novo são comuns a todos eles. Isso os deixa mais tranqüilos diante das várias mudanças pelas quais estão passando.
“Eles costumam dizer que gostariam de chegar à Montanha do Sucesso, mas sabem que antes têm que passar pela Estação da Responsabilidade e precisam deixar de lado o Parque das Brincadeiras sem Fim”, comenta Simone. A atividade será realizada na próxima segunda-feira, 28 de setembro, no colégio INEI do Lago Sul.