Taxa elevada de gordura no sangue pode estar associada à síndrome metabólica e é um dos fatores de risco para o desenvolvimento de disfunção erétil.
A obesidade e a dislipidemia – popularmente conhecida como “colesterol alto” – são os principais fatores associados à disfunção erétil (DE), seguidas por diabetes, hipertensão e tabagismo. “Isso acontece porque a dislipidemia pode levar à aterosclerose (obstrução arterial causada pelo colesterol ruim, o LDL), com conseqüente dificuldade de irrigação sangüínea na região peniana”, explica o urologista Helder Machado, chefe do Serviço de Urologia do Hospital Orêncio de Freitas, em Niterói (RJ). “Mas, antes da aterosclerose se instalar, acontece a piora da função endotelial, um quadro que leva à disfunção erétil”, completa o médico.
No entanto, existe solução para a DE nesses casos. Um estudo recente denominado Dyslipidemia contou com 395 pacientes, todos com níveis alterados de gordura no sangue. Eles foram divididos em dois grupos: um recebeu doses de LEVITRA® (vardenafila, princípio ativo produzido pela Bayer Schering Pharma) e outro tomou placebo, ambos por 12 semanas. Os homens que tomaram o princípio ativo apontaram tempo de ereção médio de 10 minutos contra cerca de 3 minutos dos pacientes que receberam placebo.
Estilo de vida e alimentação no combate ao coleterol alto – Todos sabem que colesterol alto traz riscos à saúde. E, para o homem, essas complicações também aumentam as chances de desenvolver disfunção erétil. Especialistas lembram que uma alimentação saudável associada a exercícios físicos regulares é a melhor forma para equilibrar as taxas de gordura no sangue, diminuindo o “colesterol ruim” (LDL) e aumentando os níveis do “colesterol bom” (HDL). Evitar o consumo de embutidos, carnes gordas e alimentos que contenham gordura trans e saturadas (bolachas, salgadinhos, manteiga, toucinho etc.) é imprescindível para o controle do colesterol. Incorporar aliados da boa dieta como peixe, azeite, frutas, linhaça e aveia no dia-a-dia conta pontos positivos para quem quer garantir uma vida mais saudável.