A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Ji-Paraná estará iniciando uma série de reuniões para tentar sensibilizar a sociedade organizada quanto à necessidade da participação no programa Brasil Alfabetizado. Nesta terça (4/08) a partir das 10 horas, no auditório da Semed, acontecerá o primeiro encontro com a participação dos diretores das nove escolas municipais da zona rural, e representantes de associações rurais.
Na ocasião, os coordenadores do programa estarão solicitando a esses representantes que auxiliem na conscientização da população quanto à necessidade de participarem do programa. A próxima reunião deverá acontecer no dia sete, com os presidentes de bairros, às 19 horas na Semed; no dia 11, com Padres e Pastores, também às 19 horas na Semed; e no próximo dia 14, com representantes da Acijip, CDL e de empresas, às 19 horas na Semed.
O MEC realiza, desde 2003, o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), voltado à alfabetização de jovens, adultos e idosos. O programa é uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade.
O Brasil Alfabetizado é desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário a 1.928 municípios que apresentam taxa de analfabetismo igual ou superior a 25%. Desse total, 90% localiza-se na região Nordeste. Esses municípios recebem apoio técnico na implementação das ações do programa, visando garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizandos. Podem aderir ao programa, por meio das resoluções específicas publicadas no Diário Oficial da União, estados, municípios e o Distrito Federal.