Com grande festa, a secretária Estadual da Educação, professora Marli Cahulla, abriu na noite dessa segunda-feira (04), no ginásio de esportes de Costa Marques, os Jogos Escolares de Rondônia (Joer 2009), fase Regional do Vale do Guaporé, que envolve também os municípios de São Francisco, São Miguel e Seringueiras.
Atendendo à proposta do Governo do Estado, que por meio da Seduc tem promovido várias atividades com vistas a melhorar cada vez mais a qualidade da educação em Rondônia, pelo menos 321 alunos masculinos e femininos, com idade de 12 a 14 anos (categoria infantil) e 15 a 17 anos (juvenil), estão disputando até a próxima sexta-feira (08) uma vaga para a etapa estadual nas modalidades futsal, futebol de campo e handebol. Do total de alunos, conforme o representante de Ensino da Seduc em Costa Marques, José Antônio Boldrini, 75 são de Seringueiras, 60 de São Miguel, 56 de São de Francisco e 130 do município sede das competições.
Momentos antes da solenidade de abertura, a secretária visitou as delegações e até enfrentou fila para jantar com os atletas e a comissão organizadora. E, na manhã desta terça-feira (05), antes de embarcar para São Miguel, ela foi ao alojamento instalado na escola Angelina dos Anjos para verificar se estava tudo conforme o estabelecido. A secretária fez uma série de orientações à comissão para que os jogos ocorram sem transtornos.
Segundo a professora Marli, entre as principais medidas adotadas para este ano, estão o cumprimento do calendário e a garantia de transporte e alimentos de qualidade para que os alunos atletas façam bonito defendendo as cores de suas respectivas escolas para seguirem à etapa estadual que garantirá aos vencedores o passaporte para as Olimpíadas Escolas, antigos Jogos Escolares (JEB’s) em Poços de Caldas (MG), no caso da categoria infantil; e Londrina e Maringá (PR) para os juvenis, em 14 modalidades, que são: voleibol, basquetebol, futsal, natação, judô, handebol, tênis de mesa e xadrez. Ela ainda recomendou que essas competições devem ser realizadas de forma saudável, respeitando-se os colegas adversários para que os jogos respondam aos objetivos dos organizadores, que é promover a interação sócio educativa e cultural entre os participantes, além de oportunizar a descoberta de talentos .
Os jogos têm o apoio da Prefeitura de Costa Marques, através da prefeita Jacqueline Mesquita, que durante todo o dia acompanhou a secretária Marli e sua equipe por ocasião do I Encontro Regional de Gestores, Coordenadores Pedagógicos, Secretários de Escolas e outros educadores.
Além do desfile das delegações, seguida da entrada do fogo simbólico e acendimento da pira olímpica marcados pelos aplausos da platéia que lotou as arquibancadas e as autoridades da mesa, o evento teve como atrações especiais a apresentação do professor José Carlos Paim, assessor especial da Seduc cantando o hino “Vencendo Limites”e a interpretação da mitologia clássica com a mitologia do Vale do Guaporé por um grupo de alunos.
Além de Costa Marques, os jogos acontecem em outras oito regionais. A categoria infantil terá a final em Porto Velho, de 3 a 12 de julho, enquanto a juvenil será encerrada em Ji-Paraná, no período de 14 a 22 de agosto.
Fonte: A/I SEDUC – Secretaria de Educação