A primeira reunião de trabalho para tratar da 1ª Conferência Nacional de Comunicação será realizada na segunda-feira (1º), às 11h, no auditório do Ministério das Comunicações. A expectativa do encontro, que contará com a presença do ministro das Comunicações, Hélio Costa, é definir temas, metodologias e o formato do evento, além do cronograma das conferências regionais.
O consultor jurídico do Ministério das Comunicações, Marcelo Bechara, que preside a comissão organizadora da conferência, afirma que, apesar de o evento estar programado para os dias 1º, 2 e 3 de dezembro, é preciso iniciar logo os preparativos. “Estamos com a corda no pescoço em relação a prazos. Em dezembro acontece a plenária nacional, mas a conferencia começa já, com as etapas regionais”, explicou.
Ele disse que a organização do evento está trabalhando com o Ministério do Planejamento para recompor os recursos que foram cortados. Segundo Bechara, o orçamento inicial estava previsto em R$ 8,2 milhões e passou para R$ 1,6 milhão. “O ministério está sensível, pois sabe que o corte compromete a realização do evento.
Bechara espera que já sejam instaladas na segunda-feira as três subcomissões do evento: de metodologia e sistematização, infraestrutura e logística e divulgação. “A expectativa é já sair com as subcomissões formadas e as datas marcadas para as reuniões”, disse. Segundo ele, o regimento interno da conferência deverá estar pronto em cerca de 30 dias.
De acordo com Bechara, a conferência vai tratar de temas que envolvem telecomunicações, internet, jornais e revistas. “Hoje não tem como isolar determinados setores da comunicação, pois a convergência é muito grande”, avalia. Ele acredita que o documento que será elaborado ao final do evento poderá legitimar as ideias da sociedade e orientar as políticas públicas para o setor.
A comissão organizadora da conferência é composta por 26 entidades representando o governo, as empresas e a sociedade civil, além da Câmara dos Deputados e do Senado.
Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil