Indisposição, dor de cabeça, enjoo, diarreia, tontura e sensação de cansaço são alguns dos sintomas apresentados por quem exagerou na bebida e na comida durante as comemorações de Natal e Ano Novo. Os dias posteriores podem ser um pesadelo para quem bebeu mais do que deveria durante as festas. Para amenizar os efeitos da ressaca, a Beneficência Portuguesa de São Paulo (www.bpsp.org.br) dá algumas dicas para se recuperar e não sofrer no dia seguinte.
Segundo a nutricionista da Beneficência Portuguesa de São Paulo, Gabriela Pereira da Costa Oliveira, alimentos leves como verduras, frutas e legumes devem constituir a base da alimentação das pessoas que se excederam durante as festas de final de ano.
“No dia seguinte, as pessoas tendem a comer o que sobrou da ceia. Isso deve ser evitado, os alimentos pesados e gordurosos típicos do Natal e Ano Novo devem ser substituídos por alimentos leves, ricos em fibras, frutas da estação e alimentos integrais”, afirma a nutricionista.
Outro aliado na cura da ressaca é o consumo de líquido. De acordo com a nutricionista, sucos de frutas cítricas como abacaxi, laranja e limão, ajudam o organismo a repor as vitaminas e minerais, além de serem boas opções para os dias de calor intenso. Água, chás gelados, água de coco e bebidas isotônicas são importantes para repor líquidos e sais minerais e para prevenir a desidratação.
A nutricionista da Beneficência Portuguesa de São Paulo ressalta ainda que descansar no dia seguinte e evitar o consumo de medicamentos sem prescrição médica também são medidas fundamentais para aliviar os efeitos da ressaca. “No entanto, melhor mesmo é evitar o excesso de comida e principalmente de bebida alcoólica durante as festas”, alerta Gabriela.