Após o nascimento dos filhos, voltar ao trabalho é uma das principais preocupações das mulheres que desejam continuar a alimentação dos seus bebês pura e exclusivamente com leite materno até os seis meses de idade, conforme recomendação do Ministério da Saúde. Porém, como armazenar o leite materno e manter a qualidade do leite após horas de extração?
Primeiramente, é ideal que a mulher faça valer os seus direitos como mãe e desfrute dos dois descansos de 30 minutos, além da hora do almoço, para providenciar a retirada do leite.
Hoje, existem várias formas para a realização deste procedimento e uma das mais seguras é a utilização da bomba extratora elétrica, por ser prática, rápida e segura.
“Se a mamãe tomar todos os cuidados em esterilizar mantendo bem limpos os componentes da bomba e realizar a armazenagem correta é possível manter o leite materno com todas as propriedades nutritivas por até 24 horas na geladeira, ou quinze dias no freezer”, afirma Renata Fernandez Araújo, proprietária da Qualyleite, empresa que aluga e vende as bombas extratoras da marca internacional Medela, uma das mais reconhecidas do mundo.
Já a atriz Arieta Corrêa, mãe de Gael com 10 meses, carrega sua bomba extratora para todos os locais e o considera primordial para a mulher moderna “prático, rápido e indolor é possível manter este momento tão especial, não apenas para a saúde da pessoa mais importante da sua vida, mas também pelo vínculo de amor, carinho e afeto que a amamentação proporciona”, afirma a atriz, que conclui “tenho a vida muito agitada nunca sabemos até que horas irão as gravações e esta bomba elétrica facilita e auxilia muito, a minha vida de mãe e profissional dedicada”.
Além disso, é comprovado que a bomba elétrica imita com perfeição o movimento de sucção dos bebês, diferentemente das manuais, estimulando a produção de leite, o que permite dar continuidade a este momento mágico e único para a mamãe e seu filho, durante o tempo necessário.
Vale ressaltar que a mamãe ou a pessoa responsável pela alimentação deve evitar oferecer o leite ao bebê na mamadeira se ele for recém nascido; o ideal é utilizar uma colher de café ou um copinho dosador, isto porque o bebê pode se acostumar com a mamadeira que requer menor esforço e começar a recusar o seio materno.
Fonte:www.comunique-se.com.br.