O Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos realiza palestra sobre cirurgia da obesidade. O objetivo da iniciativa é informar a população sobre a grande melhora na qualidade de vida que a cirurgia oferece e também explicar os riscos e os cuidados do procedimento.
Apesar de conhecida do público, a cirurgia da obesidade, pelo grau de risco é indicada apenas para pessoas cujo Índice de Massa Corporal (IMC) seja igual ou maior a 40, o que configura a obesidade mórbida, ou para pessoas com IMC maior que 35 e que tenham doenças que sejam agravadas pelo excesso de peso, como diabetes e/ou pressão alta. Para ter uma idéia, o IMC de uma pessoa com peso normal varia de 18,5 kg/m2 a 24,4 kg/m2. “Cerca de 15% do total de pacientes que nos procuram não precisam fazer o procedimento”, esclarece a gastroenterologista Ligia Vaz Guimarães.
Há hoje algumas técnicas utilizadas no procedimento. A mais comum é a gastroplastia, também denominada Cirurgia de Redução do Estômago. A técnica consiste na separação do estômago em dois, deixando a maior parte desse órgão impedida de receber alimento. Segundo a especialista, o índice de mortalidade decorrente da cirurgia gira em torno de 1% no Brasil, índice igual a de outros países. Daí a importância de esclarecer sobre as indicações e contra-indicações da cirurgia. Pacientes que já operaram serão convidados a dar seus depoimentos.
Serviço:
Palestra Gratuita sobre Cirurgia da Obesidade
Local: Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos – Anfiteatro da Sobreloja (Rua Borges Lagoa, 1.450, Vila Clementino, São Paulo/SP)
Data: 26/08/2009, das 19h às 20h
Mais informações e inscrições: (0/XX/11) 5084-7201, com Adriana