O concurso para recenseador temporário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cujo edital está programado para fevereiro/2010, deverá atrair milhares de candidatos que buscam a primeira oportunidade profissional. Como a seleção deverá ser similtar à promovida este ano pelo órgão para o Censo Experimental de Rio Claro-SP, os futuros candidatos provavelmente terão que ter, além do nível fundamental (diploma apresentado no momento da contratação), pelo menos 18 anos. O número de perguntas e os critérios de aprovação deverão ser os mesmos da seleção de Rio Claro, que também foi organizada pela Fundação Cesgranrio.
Estão previstas, a princípio, 189.204 vagas iniciais, embora o Ministério do Planejamento tenha autorizado o provimento de 200 mil cargos. De acordo com o diretor-executivo do IBGE, Sérgio Cortês, apesar dos vencimentos serem atrelados à produção, a expectativa é que os futuros recenseadores ganhem valores iguais ou superiores aos salários brutos dos agentes censitários, cuja seleção está em andamento (variam de R$760 a R$1.600, conforme a especialidade).
Pelo cronograma previsto do Censo Demográfico de 2010, os aprovados serão convocados entre junho e julho e trabalharão até novembro ou dezembro. O concurso constará apenas de uma prova objetiva, que deverá consistir em questões de Língua Portuguesa, Matemática, Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Técnicos.
Fonte www.concursos.com.br