Essa e outras novidades, como o spray que tira a vontade de comer doces; peelings de ácido retinóico em forma de bastão e o efervescente de romã; loção fotoprotetora com FPS de 10 a 40 em uma única embalagem; entre outras, serão apresentadas no 4º Congresso Internacional de Farmácia & Cosméticos, do dia 08 a 11 de julho, no shopping Frei Caneca, em São Paulo.
Em sintonia com a velocidade dos desenvolvimentos de ativos para cosméticos inovadores, a empresa suíça Mibelle Biochemistry desenvolveu uma nova tecnologia capaz de promover o cultivo de células oriundas de espécies de plantas raras e em risco de extinção, como as células-tronco obtidas da Uttwiler Spätlauber, uma maçã suíça rara que possui o PhytoCellTecT Malus Domestica, ou seja, um potente ativo rejuvenescedor, considerado o mais inovador na área de cosméticos, segundo o prêmio “Innovation Prize 2008”, na In-Cosmetic 2008 em Amsterdam, e que será apresentado aos brasileiros no próximo congresso da Consulfarma, em São Paulo.
De acordo com o professor de Cosmetologia, diretor do IPUPO, consultor em desenvolvimento cosmético e coordenador da pós-graduação e MBA em cosmetologia em parceria com a Unicastelo, Maurício Pupo, a Uttwiler Spätlauber é uma espécie de maçã rica em fitonutrientes, ou seja, substâncias encontradas naturalmente nas plantas que fazem bem para a saúde. “Por isso, o PhytoCellTecT Malus Domestica é considerado um ativo antienvelhecimento revolucionário baseado em células-troncos de origem vegetal, que protege e estimula as células-tronco da nossa pele e previne o envelhecimento cutâneo crônico, preservando a aparência jovial e a vitalidade cutânea. “É ideal para ser incorporado em produtos para rejuvenescimento facial e corporal e formulações inovadoras para proteger contra os raios ultravioletas, rugas, pés de galinha, entre outros”, afirma o professor.
A partir de todo o respaldo científico, diz Pupo, empresas de cosméticos de todo mundo já deram início a produção de produtos com peptídeos e enzimas especializadas ou células-tronco derivadas de plantas, sobretudo, de frutas que, quando aplicadas topicamente, ajudam a proteger as células-tronco da pele humana contra os danos e a deterioração, além de estimulá-las.
“De fato, existe um trabalho crescente na busca de produtos para os cuidados com a pele baseados em células-tronco de origem da maçã suíça que, quando aplicados topicamente (em creme), estimulam as células-tronco cutâneas, o que significa dizer que elas criam proteínas, carboidratos e lipídios a fim de reparar linhas finas, rugas, restaurar e manter a firmeza e elasticidade cutânea. Agora, os consumidores brasileiros de cosméticos poderão ter acesso a essa mais nova inovação do setor”, comenta o consultor em desenvolvimento de cosmético.
Célula-Tronco Humana
Até então, a aplicação mais importante de células-tronco humanas era para a geração de células e tecidos que possam ser usados em terapias celulares (tratamento no qual células-tronco são induzidas a se diferenciarem em células específicas requeridas para reparar tecidos ou células danificadas ou destruídas, além de tratar doenças como Parkinson e Alzheimer, lesão medular, acidente vascular cerebral, queimaduras, doenças cardíacas, diabetes, osteoartrites e artrites reumatoides), enfim, atualmente, órgãos e tecidos doados são geralmente usados para substituir tecidos destruídos ou prejudicados, porém, a necessidade de tecidos e órgãos transplantáveis é muito maior do que a oferta disponível.
“As células-tronco humanas proporcionam a origem todos os diferentes tipos de células que formam os órgãos e encontradas nos tecidos do corpo humano adulto como, por exemplo, a medula óssea, sangue, gordura e na pele que, agora, pode ser recuperada por meio dos cosméticos contendo células-tronco oriundas da maçã suíça”, finaliza o especialista.
Veja abaixo, algumas outras novidades que serão apresentadas durante o Congresso
Combata o consumo de doces com um simples spray – Quando bate aquela vontade de comer um doce, quase sempre causa um remorso por consumir calorias. Com o novo spray sublingual emagrecedor, entretanto, esse sentimento vai acabar. Isso porque ele contém o extrato da Gymnema Sylvestre, uma planta que, naturalmente, inibe a vontade de comer doce e, assim, evita a ingestão de calorias. Uma pesquisa, de 2004, feita pelo Departamento de Fisiologia e Biofísica do Georgetown University Medical Center, nos Estados Unidos, mostrou que esta planta ajuda também a eliminar gordura e ácidos do organismo, tornando-o mais saudável.
Peeling em forma de bastão – O peeling tem como característica eliminar a pele morta, o que dá um ar mais jovial e faz desaparecer manchas e acne. O peeling de ácido retinóico, segundo o Departamento de Dermatologia da Faculdade de Medicina das Universidades de Santo Amaro (UNISA) e São Paulo (USP), em estudo realizado no ano de 2001, traz inúmeras vantagens, como o fato de ser indolor, ter descamação discreta, superficial e suave, podendo ser repetido após 15 dias da última aplicação. O produto precisa ficar no rosto do paciente por cerca de 6 horas. Além disso, apresenta uma cor amarelada, característica do ácido retinóico. Mas a boa notícia é que agora o peeling de ácido retinóico pode também ser encontrado na forma de bastão. E o melhor de tudo: nesta forma, a cor amarelada desaparece da face do paciente, deixando o resultado mais visível e o cliente mais satisfeito com a própria pele.
Filtro Solar Ajustável: Cinco Níveis da Proteção UV – No congresso será lançada uma novidade para quem se protege dos raios ultravioletas: loção fotoprotetora com FPS de 10 a 40 em uma única embalagem. Essa embalagem é a única capaz de armazenar em um mesmo produto duas fórmulas completamente independentes em frascos interconectados. A embalagem Dueto® permite que as formulações dos lados A e B somente se misturem no momento da aplicação. O lado A contém uma loção fotoprotetora com FPS=10, enquanto o lado B contém uma loção fotoprotetora com FPS=40. Ajustando a válvula, a mistura dessas duas loções pode promover FPS=15, 25 ou 30, dependendo da posição da mesma. A embalagem Dueto® possui uma vazão total exata de 0,65 ml. Segundo um estudo publicado no renomado periódico Indian Journal of Dermatology, Venereology and Leprology, a quantidade sugerida para a aplicação do filtro solar na região da face é de 1 ml para as mulheres e para os homens 1,5 ml, o que corresponde aproximadamente a dois acionamentos.
Congresso Internacional de Farmácia & Cosméticos