Com objetivo de fiscalizar a qualidade da alimentação escolar de 7.338 alunos da rede pública municipal, foi empossado na última terça-feira, na Secretaria Municipal de Educação de Jo-Paraná (Semed) o Conselho de Alimentação Escolar (CAE), formado por profissionais de diversas áreas de atuação.
Segundo informações de Sara Dalva de Oliveira Santiago, Superintendente de Administração da Semed, o CAE é responsável pela fiscalização referente à compra, repasse, manuseio e preparo da merenda escolar da rede municipal
“O trabalho é realizado voluntariamente. O conselho é formado por representantes do Poder Executivo, professores, pais e alunos, entre outros profissionais. O grande objetivo é que com essa fiscalização e acompanhamento de todo o processo da aquisição de merenda escolar seja garantida a boa qualidade da alimentação dessas crianças”, explicou Dalva.
Após a posse do conselho foram eleitas a presidente e a vice do CAE, Zilma Fiame Domiciano e Janete de Araújo Pereira, respectivamente. Ambas são representantes dos professores municipais. De acordo com Sara, o próximo passo, para que seja iniciado o trabalho do conselho, é realizar o seu registro no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
“O registro é feito direto no site do FNDE, assegurando o repasse de recursos federais. Atualmente a escola tem um chamamento além da educação, a alimentação. Com esse trabalho podemos garantir que os alunos tenham uma alimentação de qualidade, pois sabemos que a criança bem alimentada rende melhor e tem um maior desenvolvimento”, disse.
Sara comentou ainda que o município tem desenvolvido diversas ações para garantir a melhoria da qualidade da merenda escolar. O mandato deste conselho é de quatro anos.