De acordo com informações do engenheiro civil, Raul Salamoen, da GM Engenharia, construtora que está executado a obra de alargamento da ponte sobre o Rio Machado em Ji-Paraná, a intensidade das chuvas poderá atrasar a conclusão do serviço, que estava previsto para o final de dezembro do corrente ano.
Raul explicou que no momento está sendo realizada a emenda lateral da ponte velha com o trecho duplicado, no sentido do 2º para o 1º Distrito. “Infelizmente a chuva atrapalha mesmo. Temos o serviço de terraplanagem das cabeceiras que, ao chover, fica tudo enlameado, aí temos que aguardar. Após a conclusão dessa emenda, que a chuva também atrapalha, temos que fazer a sobre laje central, última parte de concretagem da ponte. Mas isso só poderá ser executado com bom tempo, sem chuva”, explicou.
Ainda atualmente está sendo removido todo o asfalto velho, que é preparação para que seja feita a laje central, conforme explicou o engenheiro. Outra parte que está sendo executada agora é o suporte de concreto que receberá o restante do guarda corpo, grades instaladas nas duas laterais da ponte, em todo o seu percurso. Já foram instalados cerca de 500 metros de guarda corpo, sendo que ainda faltam aproximadamente 1.200 metros. Todas essas grades já estão confeccionadas e armazenadas no depósito da GM.
“Se o tempo permitir, deveremos finalizar, até o final de dezembro, toda a parte de concreto, que é a instalação da laje na parte central”, finalizou.
Recursos
A duplicação da ponte do Rio Machado está sendo realizada com recursos federais, via emenda parlamentar da deputada federal Marinha Raupp (PMDB) e do senador Valdir Raupp (PMDB), com contrapartida da Prefeitura de Ji-Paraná. O valor da obra é de R$ 19.091.853,61.
Com a duplicação, a ponte que possuía 10 metros de largura, passará a ter 24 metros. Também será realizada a duplicação das marginais das duas cabeceiras. No total serão 880 metros de obra, sendo que, 260 metros referem-se à extensão da ponte, 420 metros à marginal do 2° Distrito e 200 metros à do 1° Distrito. O projeto também prevê a construção de passagens inferiores nas cabeceiras, que serão vias de acesso transversais à rodovia.