Para muita gente, arterioesclerose – o entupimento das artérias – é uma doença de adultos, principalmente de pessoas mais velhas. No entanto, já se sabe que esta é uma doença que se inicia desde os primeiros dias de vida, e este assunto já é alvo de uma campanha da Sociedade Brasileira de Cardiologia Pediátrica e da Sociedade Brasileira e Matogrossense de Pediatria. “As crianças são muito afetadas pelos novos costumes da sociedade de consumo, como o sedentarismo e as grandes porções de alimentos, geralmente muito gordurosos, que acabam prejudicando a saúde”, afirma a Dra. Natasha Slhessarenko, patologista clínica da DASA, que representa em Mato Grosso as marcas Cedic/Cedilab.
A médica, que também é pediatra, explica que o entupimento das artérias pode começar ainda na barriga da mãe. “A mulher que se alimenta mal ou que fuma, durante a gestação, pode precipitar o nascimento de um recém nascido de baixo peso, o que pode predispor a uma série de alterações metabólicas nesta criança, que podem culminar com o depósito de gordura nas artérias. Se a mulher tiver hipertensão e diabetes também pode haver predisposição para o bebê ter o problema”, conta a Dra. Natasha. Por isso, é preciso cuidar bem da saúde desde a gestação, com uma alimentação saudável, praticando exercícios físicos, com acompanhamento profissional, e seguindo sempre as orientações do médico.
Estes hábitos devem continuar ao longo da vida e fazer parte da criação dos pequenos. “Para orientar os pais, foi criada uma cartilha com recomendações para manter a garotada sempre saudável. Mas eu sempre digo que os pais devem adotar as sugestões como uma prática de toda a família, pois é com o exemplo que as crianças aprendem”, ressalta a especialista.
O primeiro tópico da cartilha é comer direito. Doces e lanches podem até entrar no cardápio, mas só de vez em quando. No dia a dia, a dieta ter muita fruta, verdura, água, alimentos integrais, carnes e laticínios com pouca gordura. O 2º passo é ser ativo. A recomendação é que as crianças vejam televisão, estejam na frente do computador ou brinquem com vídeo games por, no máximo, 2 horas ao dia. “É importantíssimo ter um período do dia com atividade física. Pode ser uma brincadeira mesmo, como jogar bola ou andar de bicicleta. Eles devem voltar suados para casa”, conta a Dra. Natasha.
A funcionária pública Elizeth Lobo implentou as mudanças em casa ao descobrir que a filha, Aline, de 8 anos, estava com pressão alta. “Ela começou a sentir tonturas e mal estar. Achamos até que era labirintite. Foi uma surpresa”, lembra. Foi preciso reformular a alimentação da menina, que é fã de batata frita e catchup. “Nós vamos juntas ao supermercado para escolher frutas e verduras e ela me ajuda a preparar as saladas e sucos. É uma forma que encontrei de estimular o gosto por esses alimentos”, revela Elizeth. A menina ainda “enrola” na hora de comer salada, mas está aceitando bem as novidades. “Já parei de beber refrigerante. Agora só tomo suco”, conta Aline, empolgada. Mãe e filha também começaram a fazer caminhadas juntas e nos fins de semana aproveitam para fazer atividades como patinar e soltar pipa.
Outras dicas da cartilha são ficar longe do cigarro e dos vícios, ir periodicamente ao médico e cuidar do bem estar mental – ou seja, ter tempo livre para cultivar amizades e se divertir. “Outro fator importante é cuidar bem dos dentes. Há comprovações científicas que correlacionam as Infecções na boca por tempo prolongado com o entupimento das artérias”, completa a Dra. Natasha.
Sobre a DASA
A DASA é a maior empresa de medicina diagnóstica na América Latina em termos de receita bruta e população e a quinta maior rede no mundo. Com mais de 12 mil colaboradores, atende aproximadamente 55 mil pacientes por dia em 330 unidades. Processa em média 10 milhões de exames por mês. Oferece mais de três mil tipos de exames de análises clínicas e diagnóstico por imagem. Atualmente, o grupo é formado por 19 marcas em 12 estados e no Distrito Federal – Delboni Auriemo e Lavoisier, em São Paulo; Bronstein, Lâmina e MedImagem, no Rio de Janeiro; Club DA, em São Paulo e Rio de Janeiro; Pasteur e Exame, em Brasília; MedLabor, em Brasília e Tocantins; Curitiba Santa Casa e Frischmann Aisengart, em Curitiba; Laboratório Álvaro, em Cascavel e Foz do Iguaçu; CientíficaLab, no Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro; Image Memorial, em Salvador; Lâmina, em Florianópolis; Atalaia, em Goiás; Cedic e Cedilab no Mato Grosso; e LabPasteur e Unimagem, em Fortaleza.
*Informações atualizadas em novembro de 2009.
Sobre o Cedic e Cedilab Medicina Diagnóstica
O Cedic e Cedilab nasceram, respectivamente, há 14 e 9 anos no Mato Grosso e são considerados referências para o segmento de medicina diagnóstica. Juntos, somam mais de 200 colaboradores em nove unidades, que atuam na capital e na região metropolitana. São realizados mais de três mil tipos de exames de análises clínicas e diagnósticos por imagem que contemplam serviços e soluções diferenciados com qualidade, rapidez e alto padrão de atendimento, como a coleta domiciliar. Há dois anos, a marca é escolhida como o prestador de serviços em medicina diagnóstica mais lembrado pela população na região por meio do prêmio Top of Mind, realizado pela revista RDM, com os institutos Newcomdates Tecnologia da informação e Full Time Pesquisa de Mercado . O Cedic e Cedilab fazem parte da DASA, maior empresa de medicina diagnóstica na América Latina e quinta maior no mundo. Para mais informações: www.cedic.com.br e www.cedilab.com.br .